23/04/2019 às 09h42min - Atualizada em 23/04/2019 às 09h42min

CACTOS E SUCULENTAS

Thais Seyffert
Os cactos e suculentas estão em alta, no momento, pela sua beleza e baixa manutenção.
Existem diversas variedades de cactos e suculentas. Só no Brasil há mais de 200 variedades. O nome foi dado por armazenarem água no seu interior. Qual a diferença entre cactos e suculentas? Bom, a diferença é básica, em sua maioria os cactos não contêm folhas, ou seja, armazenam água apenas no seu caule, enquanto as suculentas, por possuírem folhas, armazenam água nelas também.
E porque essa diferença afeta o cuidado da sua verdinha? Porque como as suculentas armazenam maior quantidade de água, precisam de menor quantidade de rega, enquanto os cactos precisam de maior frequência de rega.
Há dois cuidados básicos que interferem diretamente nessas plantas, ÁGUA e SOL.
O ambiente vai dizer se o cultivo vai dar certo ou não.
Tanto as suculentas como os cactos precisam de locais ensolarados e pouca água.

A regra é simples, ague os seus cactos a cada 5 dias, e sua suculenta a cada 8 dias. No inverno, por ser mais frio aumente o intervalo de tempo para 10 dias e 16 dias respectivamente, pois sua planta está em período de dormência. Para se certificar se sua planta precisa de água, enfie um palito no substrato, se ele sair seco é porque pode ser regado, se estiver úmido aguarde mais alguns dias.
Evite molhar as plantas, ou seja, a parte verde, coloque a água no substrato, evitando assim apodrecimento e aparecimento de fungos e doenças.
Quanto à incidência solar, ela deve ser direta principalmente para os cactos. As suculentas até toleram receber somente o sol da manhã. Sua planta dá sinais se está gostando do local em que esta ou não. Se ela estiver estiolando, ou seja, crescendo demais para um lado só ou está com um intervalo grande entre as folhas, é porque falta SOL para sua verdinha.
Se sua suculenta apresentar manchas pretas ou marrons significa que está tomando sol demais, mude ela de lugar. O segredo é ter paciência e não desistir.
Por vezes alguma folha se quebra, ou é destacada, uma dica é, reaproveite, deixe ela “deitada” sobre o substrato, não precisa nem enterrar, e logo ela dará raízes e em breve um broto, que pode e deve ser transplantado quando tiver um tamanho razoável. Se for necessário transplantar pelo fato de o vaso estar pequeno, faça na primavera.
Nosso estado tem estações bem definidas, no inverno cuide para que suas plantas estejam pegando sol, pois a estação muda e a incidência solar também. Uma dica é de colocar pedrinhas em cima do vaso (tapando o substrato), assim o calor fica retido por mais tempo. Lembre-se caso for gear, coloque-as em local coberto e que não pegue tanto vento.
E a dica final é, se comprou uma suculenta ou cacto para colocar no banheiro, a não ser que o local seja muito iluminado, não irá dar bons resultados e sua planta vai acabar apodrecendo e morrendo.
Agora ficou fácil cuidar dos seus cactos e suculentas não é mesmo?
 

 
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp