28/02/2019 às 10h01min - Atualizada em 28/02/2019 às 10h01min

Bom dia gastronautas da nossa colunaria!

Por Pedro Garcia
Bom dia gastronautas da nossa colunaria! “O Nosso Cinema Globo”, “O Nosso Festival de Cinema”, “O Nosso Cine Cine Rock”, “ Memória do Sr. Levy”, isto é cultura e cultura se cultua para evoluir. Não vamos perder o que é nosso para o que é meu. É tão bom comentar fora daqui sobre o nosso cinema de calçada, coisa rara neste país, é muito bom falar dos eventos festivos que acontecem neste cinema. É bom ter um cinema com bons assuntos, além dos excelentes filmes. Realize esta ideia, faça a sua parte, seja dono mesmo, participe.
Pimenta síria, em árabe - ba-har.
Antes da receita do quibe, vou passar o tempero principal, o que dá o toque árabe no sabor. A pimenta siria que não é bem uma pimenta e sim um condimento, composto de 5 ingredientes bastante conhecidos, como  os da foto acima, todos moídos e misturados: 1 colher (chá) de canela, 1 colher (chá) de cravo, ½ colher (chá) de noz- moscada, 1 colher (sopa) de  pimenta-do-reino, 1 colher (sopa) de pimenta jamaica. O aroma é fantastico.
QUIBE CRU,  FRITO OU ASSADO
 
Para a massa: 1 kg de carne moída, purinha, sem gorduras e moída duas vezes; 300 g de trigo para quibe, lavado até a água sair clara (importante); 1 copo de água de água congelado; 10 colheres (sopa) de azeite extra virgem;
2  colheres (sopa) de hortelã picadinho (1 maço); 3 dentes de alho grandes amassados; sal e pimenta síria a gosto; óleo para fritar; requeijão para o recheio do quibe assado.
Modo de preparo da massa: Em uma vasilha, coloque o trigo para quibe, já lavado como arroz, e deixe hidratar na água por mais ou menos uns 15 minutos ou até que a água seja  toda absorvida. Junte ao trigo à carne, o alho picado, a hortelã, o sal e uma colher de sobremesa rasa de pimenta síria ou a gosto.
Amasse, bastante, até que fique homogêneo, se começar a grudar na mão, misture uma xícara de água gelada. Faça bolinhas médias (aproximadamente 1 colher de sopa, bem cheia de massa), enfie o dedinho, fazendo um buraco no centro e coloque o recheio, feche e de o formato de das figuras acima.
Deixe  na geladeira por 30 minutos e depois frite em óleo bem quente e na quantidade que os mergulhe por inteiro. Deixe ficar bem cinzento ou frite um primeiro para ver o ponto que você gosta.
Se for assar, uma pasta de ricota com  iogurte natural e requeijão, numa assadeira espalhe uma camada de quibe e espalhe a pasta de ricota e coloque outra camada de quibe, corte em quadrados ou a gosto e regue com um pouco de azeite extra virgem. Bote para assar até ficar escuro, 30 minutos a 200 ºC.
O quibe cru pode ser degustado com conchinhas de cebola regado com um bom azeite extra-virgem e um molhinho de iogurte com pepino conserva picadinho. Combinam com qualquer bebida.
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp