A comunicação é a chave para conquistarmos todos os nossos objetivos. Bem, isso você já sabe, não é? Não sabe? Acredite, é! Seja na vida pessoal, onde nos relacionamos todos os dias com as pessoas próximas, esposa, marido, pais, filhos, irmãos, amigos ou no ambiente profissional, com nossos colegas e clientes, nos comunicação constantemente, através da fala, dos gestos e dos atos. Por mais que tenhamos a nossa individualidade, vivemos em sociedade e precisamos interagir, seja como for.
Mas a comunicação nem sempre é verbal. Por vezes os gestos falam mais do que palavras e em alguns casos as atitudes são tudo que é necessário para expressar um pensamento. E falando em pensamento, é nele que começa a comunicação. Pensamos, elaboramos e nos comunicação, para externar nossas ideias, nossas angústias, nossos desejos e tudo que necessitamos compartilhar. Com certeza você conhece pessoas que têm uma enorme dificuldade de comunicação, o que torna a vida mais complicada. Casais que não falam, portanto não se conhecem. Pais que não falam com os filhos, que por sua vez absorvem esta postura e se tornam adultos como seus pais e ai por diante. Se na vida pessoal a falta de comunicação interfere de forma grave na qualidade dos relacionamentos, na vida profissional não é diferente. Existem muitas empresas e profissionais liberais que não contam ao público que existem, deixando a impressão de que abriram o estabelecimento só para não ficar em casa. Muitas vezes essa falta de comunicação começa já na inauguração, que não é divulgada, perdendo muito tempo e dinheiro, pois o mundo dos negócios vive de argumentos, de histórias, de fatos novos que possam causar curiosidade ou desejo.
A falta de comunicação faz com que empresas estejam estabelecidas, às vezes há anos no local e muitos consumidores potenciais nem saibam que existem. Há outros casos de empresas que todo mundo sabe que existem, mas não tem a menor ideia do que se trata, do que vendem, de que serviços oferecem. E ainda há os casos mais comuns, que são de empresas que utilizam a comunicação, porém sem alinhar com a sua filosofia de trabalho, fazendo de forma errada, confusa, e que acabam afastando os consumidores por não deixar claro as vantagens de fazer negócios com eles. Este tipo é o mais dramático, porque muitas destas empresas têm um grande potencial, com profissionais qualificados para atender o publico, com produtos de qualidade, com condições de pagamento interessantes, mas que acabam sucumbindo em meio ao seu silencio e depois buscam a culpa no publico consumidor, acreditando que não entenderam a ideia ou não estavam preparados para o diferente. Uma ideia sem ação, não existe! Uma ação que não é divulgada, também não existe! Cada um de nós vive a sua rotina, com tendência a seguir os mesmos caminhos e, portanto, comprar nos mesmos lugares. Um negócio de sucesso precisa ter uma comunicação que se meta neste caminho e que atraia as pessoas para o diferente!