18/03/2019 às 10h09min - Atualizada em 18/03/2019 às 10h09min

FLOR&SER: ORQUÍDEAS PHALAENOPSIS

Thais Seyffert
Não é novidade para ninguém que as Orquídeas encantam quem as enxergue. Existem milhares de espécies de orquídeas, entre elas a Phalaenopsis.
Cada orquídea tem um tipo de preferência seja por clima, por local, por luz, água. Algumas florescem na primavera, outras no inverno.
As Phalaenopsis são conhecidas comumente por orquídea borboleta pelo formato de suas pétalas. É atualmente considerada a mais comercializada entre as espécies, e sua coloração é das mais variadas.
Diferente do que falam, a Phalaenopsis não é de difícil cultivo, basta seguir os cuidados recomendados que vou contar pra você quais são, vamos lá?
Esta orquídea precisa de radiação solar indireta, ou seja, na sombra, mas com bastante claridade, para que suas folhas e flores não queimem com o calor do sol.
Sua rega não é muito exigente, regue e dê uma pausa de 7 a 15 dias. E aqui entra uma dica que sempre dou, quando a raiz estiver com coloração prateada, então está na hora de regar. Enquanto a raiz estiver apenas esverdeada, dê um tempo para ela, pois ainda está com umidade suficiente no substrato. Outra dica importante associada à anterior é a de manter sua orquídea em um vaso transparente, assim as raízes ficam visíveis, além de facilitar a fotossíntese.
(Foto:
Viver com Plantas)
O melhor substrato são os de casca de pinus, fibra/chips de coco, carvão vegetal, ou uma mistura de todos eles.
A adubação é outro fator importante e deve ocorrer pelo menos uma vez no mês, use NPK 10-10-10 ou 20-20-20 para manutenção de raízes e folhas, para floração 4-14-8. Não abuse, é melhor menos do que mais, por ser um adubo químico pode queimar sua planta se usado em excesso.
Quando sua orquídea produzir novas hastes florais, geralmente na primavera, escore-as com um tutor (pode ser palito de churrasco, ou o que tiver em casa), para que elas não quebrem, faça com cuidado. Quando sua planta parar de florir, corte as hastes a uma altura de 5 centímetros da base, possibilitando uma nova floração vistosa.
A orquídea quando bem cuidada mantem sua floração por até 3 meses.
(Foto: Thais Seyffert)
Agora que você já sabe todas essas dicas, ficou mais fácil de cultivar aquela orquídea que você comprou, ou ganhou de alguém especial, né?


Meu nome é Thais Seyffert, tenho 27 anos, atualmente moro em Três de Maio. Sou Engenheira Florestal, e trabalho atualmente na Floricultura Japonesa. Sou apaixonada pela natureza e principalmente pelas flores. Não acho que exista nada mais perfeito, lindo e delicado que uma flor, acredito que Deus deu um toque especial para elas, para que assim alegrem e embelezem nossas vidas.
e-mail: thaisseyffert@gmail.com
Instagram: @thaisseyffert
 
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp