18/03/2019 às 09h47min - Atualizada em 18/03/2019 às 09h47min

Bom dia gastronautas da nossa colunaria!

A Estação Primeira de Mangueira é a campeã do Carnaval 2019.
A escola, que apostou no enredo politizado "História para ninar gente grande", conquistou 270 pontos, a nota máxima possível na apuração, e comemora seu 20º título.
Na Sapucaí, a taça de campeã foi erguida por Robson Negão, porteiro do barracão, já que o presidente da escola, Chiquinho da Mangueira, está em prisão domiciliar -- ele foi preso no final do ano passado na operação Furna da Onça.
 

Bom dia gastronautas da nossa colunaria! Por dizerem que nunca “falei abobrinha”, vou falar “de abobrinha” ou abobrinhas. Acabou o carnaval, vai começar o ano e com isto entenderemos o que está acontecendo aqui e no mundo. Aqui os nossos conflitos de poder, entre a esquerda e a direita, no meio os aproveitadores, só esperando uma brecha para se acomodarem. No mundo a possibilidade da volta da guerra fria e desta vez com um novo personagem, a China, que ajuda a formar uma tríplice confusão nuclear. O estopim novamente pode ser um país da America Latina e desta vez bem próximo de nós. Mas deixa isto para lá e vamos falar das abobrinhas.
 

 As mais conhecidas
Mas a mais desejada pelos gaúchos é o:

O morango
 
 
 Mogango caramelizado
 
 

 

Ingredientes: 1 mogango, 3 xícaras (chá) de açúcar, 2 unidades de canela em pau, 8 cravos, água suficiente para cobrir os pedaços de mogango.

Modo de preparo: Lave bem a casca do mogango. Corte o fruto em gomos largos (corte os gomos ao meio, em dois), tirando as sementes e o bagaço. Reserve. Em uma panela (preferencialmente de ferro) de fundo largo, coloque o açúcar para caramelizar, mexendo de vez em quando para não grudar. Quando estiver no ponto de caramelo a calda, adicione a água aos poucos, mexendo sempre e cuidando para o açúcar não virar “bala”. Com a calda pronta, coloque os pedaços de moganga na panela, com as cascas viradas para baixo, e também adicione a canela e o cravo, se não cobrir o mogango acrescente mais água. Deixe cozinhar por cerca de 40 minutos, em fogo médio, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo. Estando cozido, retire do fogo e da calda e disponha em uma assadeira e leve ao forno para gratinar. Se for adepto ao mogango com leite. Delicie-se!

 
Abobrinhas recheadas
 

 
 
Ingredientes: 2  abobrinhas libanesas médias, 300 g de carne moída, 1  dente de alho amassado, páprica picante, sal, azeite extra virgem, cominho, 50 g de parmesão ralado, pimentão verde picado e azeitona picada.

Modo de preparo: Refogue a carne moída com o alho, cebola, pimentão e azeitonas.

Tempere com o sal, cominho e a páprica a gosto. Reserve. Lave bem a abobrinha e corte ao meio na longitudinal formando duas canoinhas ou vertical em forma de copinhos. Com uma colher retire parte polpa e deixe em formato de barquinho ou copinhos. Com um pincel, passe sobre as abobrinhas uma mistura de azeite temperado com sal e reserve. Em um refratário, acomode as abobrinhas já besuntadas com azeite e recheie com o refogado de carne.Salpique o queijo ralado e mais azeite. Leve ao forno alto por aproximadamente 20 minutos ou até a abobrinha ficar macia, porém consistente. Uma refeição deliciosa, pode ser acompanhado de arroz branco, feijão e salada. A abobrinha não deverá ser cozida antes de recheá-la.
 
 
 
Link
Leia Também »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp