11/04/2017 às 10h46min - Atualizada em 11/04/2017 às 10h46min

Domingo de Ramos

Bom dia dastronautas da nossa colunária! Neste domingo comemoramos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém após ele ter ressuscitado Lazaro e ter sido visto pelo seu povo como o Messias, “O libertador do Povo Judeu”  do domínio de Roma. Aclamado pelo povo como nosso Rei, nosso Salvador,  ele entra em Jerusalém montado em um burrico, símbolo de humildade, quando este povo o esperava montado em um cavalo,  símbolo de um Rei Guerreiro, Jesus então diz que vem em nome do seu Pai (Deus) para trazer a paz. O povo o saúda com ramos  de palmeiras.
Esse mesmo povo que o aclamou no Domingo de Ramos, na sexta-feira seguinte, envenenados pelos políticos que achavam que ele usaria o seu poder de Messias para liderar o povo numa guerra contra os romanos, o martiriza e o crucifica na sexta-feira. No domingo seguinte, Páscoa, ele ressuscita e sobe aos céus  junto ao Pai e o Espirito Santo e de lá juntos eles ordenam a Paz no coração dos homens que têm Fé.
Os ramos deste domingo são guardados e no ano seguinte são queimados e usado na unção da missa da quarta-feira de cinzas.
Fiquem agora com umas receitas de peixe para a sexta-feira santa.  

Fricassé de tilápia
 
Ingredientes: 1 kg filé de tilápia, 1 colher (sopa) manteiga, ½ xícara de  azeite de oliva,  2 colheres (sopa) de  amido de milho (sem glúten) ou farinha de trigo,  
1 cálice (100 ml) de vinho branco seco, ½  litro caldo de legumes (2 tabletes de legumes dissolvido em ½ litro de água quente), caldo de 1 limão, 2  cebolas médias, 1 vidro de champignon, 1 caixa de creme de leite, 1 maço salsa picada, 1 colher (chá) de açúcar, pimenta- do-reino e sal a gosto, 200 g de mussarela ralada e 100 g de batata palha.
 
Modo de preparo: Corte os filés em cubos, tempere com sal, pimenta, limão e 100 ml do vinho. Deixe marinando por 10 minutos, retire o peixe da marinada e aperte com as mãos para tirar o excesso de líquido e reserve a marinada. Numa frigideira, coloque o azeite e frite rapidamente os peixes, sem a marinada, o suficiente para lacrar, aí ele não desmancha e fica suculento. Reserve. Em uma panela, coloque a manteiga, doure as cebolas com o açúcar. Adicione caldo de frango e a marinada, aos poucos vá adicionando o amido de milho, diluído em um pouco de água, mexendo sempre para engrossar, corrija o sal. Acrescente o peixe, os cogumelos e o creme de leite, mexa até levantar fervura,  desligue o fogo, misture a salsa. Coloque em um refratário, polvilhe a mussarela ralada, leve ao forno para derreter o queijo, espalhe as batatas palhas por cima e sirva em seguida com arroz.

Moqueca de surubim
 
Ingredientes: 1,5 kg de surubim cortado em rodelas, 3 dentes de alho espremidos, 4 colheres (sopa) de suco de limão, 3 colheres (sopa) de azeite de oliva extra virgem, 3 colheres (sopa) de azeite de dendê,  1 cebola pequena ralada grossa, 1 cebola média cortada em rodelas, 1 garrafinha (200 ml) de leite de coco, 1/2 pimentão verde cortado em rodelas, 1/2 pimentão vermelho cortado em rodelas, 2 tomates sem sementes cortado em rodelas, 1/2 maço de coentros picado (se encontrar) ou 5 sementes de coentro esmagadas, 1/2 maço de tempero verde picado e sal e pimenta a gosto.
Modo de preparo: Limpe e lave bem as postas de peixe em água corrente. Tempere com sal (colher de sopa ou 30g, 2%), o alho e o suco de limão, deixe marinar por uns 30 minutos. Coloque uma panela de barro ou uma frigideira grande o azeite de oliva para esquentar em fogo médio. Adicione a cebola ralada e o alho e frite um pouco, acrescente o azeite de dendê e misture bem, adicione o peixe junto com a marinada para refogar, refogue por uns 3 minutos e vire as postas. Coloque as rodelas de tomate, cebola e pimentões por cima, regue com o leite de coco e deixe refogar  por alguns minutos, acerte o sal e a pimenta, deixe refogar por uns 5 minutos e acrescente o coentro e o tempero verde. Desligue o fogo e sirva quente com arroz branco sal.

 
 
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp