24/02/2017 às 09h23min - Atualizada em 24/02/2017 às 09h23min

Com os números nas mãos!

Nenhuma empresa pode abrir mão de buscar o aumento no número de consumidores, pois a ampliação e renovação da carteira de clientes de uma loja fazem a diferença entre crescer e estagnar. Mas, também, é importante ter sempre em mente que fidelizar e fazer os clientes cativos comprarem mais do que costumam comprar, é um objetivo mais fácil e mais barato de se conseguir do que atrair novos consumidores. Para isso, é preciso desenvolver um planejamento estratégico, com metas, objetivos e estabelecer ações para por em prática. Porém, antes de tudo, é imprescindível ter os números do seu negócio nas mãos.

Mas, não somente os números absolutos de faturamento. É preciso ter os indicadores que vão possibilitar estabelecer essas metas e medir se as ações estão tendo resultado ou não. Um dos indicadores mais fáceis de se obter e que nos possibilitam uma importante informação é o “Ticket Médio”. Ele nada mais é do que a divisão entre o faturamento e o número de clientes que compraram em seu estabelecimento. Exemplo: faturamento diário R$ 1.000,00. Compraram 20 clientes. Temos um ticket médio de R$ 50,00. A partir deste número, podemos criar promoções com descontos especiais para quem comprar acima de R$ 50,00, utilizar cartões fidelidade, oferecer kits de produtos casados, com valores acima deste indicador, enfim, geradores de compra por impulso que façam aumentar o tal ticket médio da sua loja.

Com isso, você fideliza o cliente, dando maior atenção a ele e aumenta suas vendas. Com toda certeza, essa programação alavancará também a entrada de novos clientes, pois esse efeito cascata quando bem empregado pode estabelecer um salto de patamar nas vendas muito significativo! Existem outros indicadores não menos importantes que podem ser muito úteis para conhecer melhor a real situação de um produto, das formas de pagamento e, mais do que tudo, saber o que o seu cliente pensa do seu atendimento. É comum o empreendedor ficar envolvido na compra de produtos e na solução de problemas de caixa e de pessoal, mas quando se olha com outros olhos e principalmente com outras lentes, para dentro do seu negócio, é possível enxergar a razão dos problemas e descobrir com mais certeza quais as soluções mais adequedas para fazer sua empresa andar para frente, sem medo de pisar em um buraco! Para quem quer enxergar mais, os óculos devem sempre estar ao alcance das mãos, assim como os números.

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