28/10/2016 às 11h31min - Atualizada em 28/10/2016 às 11h31min
A bagagem!
Quando tua vida começa, tens apenas uma mala pequenina de mão...
À medida que os anos vão passando e o tempo avança, a bagagem vai aumentando porque existem muitas coisas que tu recolhes pelo caminho, por pensar que são importantes.
A um determinado ponto do caminho começa a ficar insuportável carregar tantas coisas, pesa demais, então tu podes escolher: ficar sentado a beira do caminho, esperando que alguém o ajude, o que é difícil, pois todos que passarem por ali já terão sua própria bagagem.
Tu podes ficar a vida inteira esperando ou tu podes aliviar o peso, esvaziando a mala.
Mas, o que tirar? Tu começas tirando tudo para fora... Veja o que tem dentro: amor, amizade... putz! Tem bastante e, curiosamente, não pesa nada...
Tem algo pesado... Tu fazes força para tirar... Era a raiva – esta sim pesa!
Aí tu começas a tirar, tirar e aparecem a incompreensão, medo, pessimismo... Nesse momento, o desânimo quase te puxa para dentro da mala... Mas, resista e puxe-o para fora com toda a força, e no fundo da mala aparecerá um sorriso, que estava sufocado no fundo da tua bagagem... E com o primeiro sorriso aparecerá outro e mais outro... E pularão para fora da mala mais e mais sorrisos e aí encontrarás na tua bagagem a felicidade...
Tri! Aí tu colocas as mãos dentro da mala de novo e tira para fora um monte de tristeza...
Agora, até a paciência que tu achavas que não tinhas... Vais encontrar em tua bagagem, e olha, tu vais precisar bastante dela.
Embaixo de toda esta tralha que tirastes da bagagem e que pesava um monte, vais encontrar o que realmente precisa estar na tua mala: a força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância e o bom e velho humor, este, indispensável para tua viagem aqui.
Ah! Há uma coisa a tirar da mala: a preocupação. Tires a preocupação também. Ponha ou deixes de lado... Se quiser perder tempo, depois tu pensas o que fazer com ela.
Agora, pegue a mala! Está mais leve, não está?
Pois é! Tua bagagem está pronta para ser arrumada de novo. Mas pense bem no que vais deixar na mala e nas coisas que vais colocar dentro da mala de novo.
Agora é tudo contigo, aproveites que estamos no final de outubro, novembro vem aí e logo, logo chegaremos ao final de mais um ano... Então medite sobre aquilo que precisas... Sobre aquilo que queres!
E mesmo no início de mais um ano ou na metade de qualquer ano, não esqueças de fazer esta arrumação mais vezes... Pois o caminho é longo e para a frente e não permite volta... E tua bagagem poderá pesar novamente!
&&&
Aí vai um abraço para o meu amigo Rogerio Zuze. Parceiro!