25/11/2016 às 11h11min - Atualizada em 25/11/2016 às 11h11min

All Nanny Xonngas e os 10 mandamentos do aposentado!

1º - Não te aposente do trabalho para te tornares a praga da família. A vida é atividade, e o verdadeiro elixir da eterna juventude é o dinamismo.  Não despreze as ocupações enquanto tiver energia para as lutas cotidianas. Se não tiveres nada para fazer... vá caminhar, passear na praça ou na city, jogar xadrez com os amigos, qualquer coisa, menos aporrinhar os outros!

2º - Sejas independente e preserve a tua liberdade, mesmo que seja no clube ou dentro de um salãozinho de jogos onde possas jogar bilhar, ping-pong, futebol de botão, xadrez, carteado ou apenas jogar conversa fora com os amigos.

3º - Mantenha o controle da tua própria conta. Ajude os teus filhos financeiramente, na medida das tuas posses; reserve uma parte para emergências. Tenhas o melhor plano de saúde que puderes pagar. E continues fazendo poupança. Para viajar muito. Agora podes!

4º - Cultive a arte da amizade como se fosse uma planta rara, cercando os familiares e amigos de cuidados, como se fossem flores. Se a tua memória estiver falhando, anote numa agenda sentimental as datas mais importantes das suas vidas, e compartilhe com eles a alegria de estar presente.

5º - Cuide da tua aparência e seja o mais simpático possível.  Não seja um daqueles coroas relapsos e relaxados, que exibem caspa na gola do paletó e manchas de gordura na roupa, que revelam o cardápio da semana. Cabelo e barba... não tem preço ficar com o cabelo sempre bem cortado e a barba ou cavanhaque, se tiveres, sempre bem aparados.

6º - Não seja repetitivo, contando a mesma história três, quatro, cinco vezes. Quem olha só para o passado, tropeça no presente e não vê a passagem para o futuro. Fique de boca fechada e serás um sábio! Bah! Lembras que tu tens dois ouvidos e uma boca só. Isso não é por acaso!
 
7º - Cuidado com o nariz, e não se intrometa na vida dos filhos adultos. Eles são seres com cérebro, coração, vontade, e contam com muitos anos para cometerem os seus próprios erros. Feche a matraca e abra os braços para o abraço de todo dia! Beije-os e diga que os ama.

8º - Fuja do vício mais comum da aposentadoria, que é a "presunção". A longa vida pode não te ter trazido sabedoria. Há muitos que chegam ao fim da jornada, tão ignorantes como no início dela. Faça de conta que tu nunca viveste nada! Experiência não se passa! Fique só observando os erros e não te metas, a menos que alguém peça a tua opinião, resista a vontade de dá-la... tudo o que é de graça, não tem valor! Deixe que a simplicidade seja a tua marca mais forte.

9º - Se já tiveres cabelos grisalhos, lembre-se que eles não te dão o privilégio de ser ranzinza e inconveniente. Lembre-se de que toda paciência tem limite, e que não há nada mais desagradável do que alguém desejar a tua ausência. Aprenda a jogar xadrez, usar o controle remoto, faça o teu face, faça um Twitter...ocupe tua mente com tantas coisas, teu corpo com exercícios saudáveis como nadar ou mexer na horta e jardim. Mas não encha o saco dos outros!
 
10º - E por fim, sejas tri com todos. Evite implicar com o latido do cachorro do vizinho, o miado do gato, o cantar do passarinho que mora no ninho do teu jardim ou o volume do som de algum vizinho surdo ou sem noção. Sejas um bom vizinho... um bom vizinho é sempre um tesouro. Se estiveres depressivo e saudoso, ouças os Beatles, Doobie Brothers, Creedence, Steely Dan... enfim, todos do nosso tempo, para estar sempre de bom humor e ser uma agradável companhia! A música é tudo. Sejas feliz e faça todos ao teu redor felizes! Sorria, hoje é sexta!
 
&&&
Um abraço para o meu amigo Zeno Rotta. Parceirão!
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp