Bom dia gastronautas da nossa colunaria! Está na moda os deliciosos “Eggs Benedict” ou “Ovos Benedict”, os ovos do Dr. Pedrinho do Hotel Carioca Palace ou na vida real é a personalização do que foi o maior playboy brasileiro de todos os tempos, o Joginho Guinle, ex-milionário e dono do verdadeiro “Hotel Copacabana Palace”, no qual a novela se baseou para o enredo, mas é uma história para outra ocasião. A receita que a Globo vem apresentando é uma versão mais sofisticada que trocou o bacon por peito de peru e o pão de forma cortado arredondado por um mini pão de hambúrguer que são chamados sofisticadamente de brioches. A origem deste prato delicioso e sofisticado remonta aos anos de ouro Americano do século 19. Mais unia criação por acaso Quinta Avenida com a rua Trinta e Quatro, esquina famosa de Nova York, próxima a Wall Street, quando um comilão, famoso corretor da bolsa de valores, chamado Lemuel Benedict, chegou de ressaca para um café da manhã tardio chamado de Brunch, fez um pedido e compôs seu prato: uma fatia de pão de forma torrado com manteiga. Colocou por cima fatias de bacon fritas; em seguida, também por cima, um ovo pochê; e depois, regou tudo com molho holandês. Um famoso maitre, que assistiu a tudo, gostou e refinou a receita, batizando-a com o nome de “Ovos Benedict”. Substituiu a torrada amanteigada por meio english muffin e o bacon, por lombinho canadense.
Vou passar esta incrível e deliciosa receita em duas etapas. Hoje a receita dos ovos pochê que usarão nos ovos Benedict. Esta receita é um pulo do gato, quer dizer que vou passar para vocês uma maneira de fazer que não requer os ingredientes normais, como o vinagre. É bem simples. Com auxílio de um prato fundo, estende-se um filme plástico no fundo e com um fiozinho de azeite passe por todo filme, para evitar que grude. Coloque o ovo com clara e gema, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, junte as pontas formando uma trouxinha.
Numa panela com três dedos água chiando, não deixe ferver, mergulhe a trouxinha na água quente e com movimentos circulares vá cozinhando o ovo, que vai mudando a cor da clara, de transparente para branco, mexendo sempre para não cozinhar a gema. Quando perceber que que clara já esta firme, abra a trouxinha com cuidado e deixe cozinhar um pouco até ter certeza de que tirando o filme o ovo não vai desmanchar, retire o filme e deixe cozinhar diretamente na água, que não deve ferver. Com a clara firme e com o auxilio de uma espumadeira, retire o ovo e está pronto para ser colocado em cima do brioche. Na semana que vem
vamos ensinar como fazer o molho holandês e montar os “Ovos Benedict” do Dr. Pedrinho.