27/10/2017 às 09h53min - Atualizada em 27/10/2017 às 09h53min

“Ovos Benedict”, do Hotel Carioca Palace, que são servidos ao Dr. Pedrinho.

Bom dia gastronautas da nossa colunaria! Está na moda os deliciosos “Eggs Benedict” ou “Ovos Benedict”, os ovos do Dr. Pedrinho do Hotel Carioca Palace ou na vida real é a personalização do que foi o maior playboy brasileiro de todos os tempos, o Joginho Guinle, ex-milionário e dono do verdadeiro “Hotel Copacabana Palace”, no qual a novela se baseou para o enredo, mas é uma história para outra ocasião.  A receita que a Globo vem apresentando é uma versão mais sofisticada que trocou o bacon por peito de peru e o pão de forma cortado arredondado por um mini pão de hambúrguer que são chamados sofisticadamente de brioches. A origem deste prato delicioso e sofisticado remonta aos anos de ouro Americano do século 19.  Mais unia criação por acaso Quinta Avenida com a rua Trinta e Quatro, esquina famosa de Nova York, próxima a Wall Street,  quando um comilão, famoso corretor da bolsa de valores, chamado Lemuel Benedict, chegou de ressaca para um café da manhã tardio chamado de Brunch, fez um pedido e compôs seu prato: uma fatia de pão de forma torrado com manteiga. Colocou por cima fatias de bacon fritas; em seguida, também por cima, um ovo pochê; e depois, regou tudo com molho holandês. Um famoso  maitre,  que assistiu a tudo, gostou e refinou a receita, batizando-a com o nome de “Ovos Benedict”. Substituiu a torrada amanteigada por meio english muffin e o bacon, por lombinho canadense.
 
Vou passar esta incrível e deliciosa receita em duas etapas. Hoje a receita dos ovos pochê que usarão nos ovos Benedict. Esta receita é um pulo do gato, quer dizer que vou passar para vocês uma maneira de fazer que não requer os ingredientes normais, como o vinagre. É bem simples. Com auxílio de um prato fundo, estende-se um filme plástico no fundo e com um fiozinho de azeite passe por todo filme, para evitar que grude. Coloque o ovo com clara e gema, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, junte as pontas formando uma trouxinha.

Numa panela com três dedos água chiando, não deixe ferver, mergulhe a trouxinha na água quente e com movimentos circulares vá cozinhando o ovo, que vai mudando a cor da clara, de transparente para branco, mexendo sempre para não cozinhar a gema. Quando perceber que que clara já esta firme, abra a trouxinha com cuidado e deixe cozinhar um pouco até ter certeza de que tirando o filme o ovo não vai desmanchar, retire o filme e deixe cozinhar diretamente na água, que não deve ferver. Com a clara firme e com o auxilio de uma espumadeira, retire o ovo e está pronto para ser colocado em cima do brioche. Na semana que vem vamos ensinar como fazer o molho holandês e montar os “Ovos Benedict” do Dr. Pedrinho. 
 
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp