11/11/2016 às 10h25min - Atualizada em 11/11/2016 às 10h25min

​Feminista, sim. Feminina? Sempre!

Feminismo é uma palavra que está na moda. Todo mundo fala, mas poucas pessoas entendem. Muitos até distorcem.
Ser feminista é acreditar na igualdade dos gêneros quanto à capacidade intelectual, merecimento de remuneração, desempenho profissional, etc. Não tem nada a ver com comportar-se de maneira masculina.
Muito me revolta a atitude de algumas “feministas” que acreditam que podem assim se intitular por arrotar em público, andar sem camiseta ou não precisar se arrumar no dia a dia.
Queridas, meninas... Ser feminista não é deixar de ser feminina; não é perder a delicadeza, brilho, suavidade e encanto que apenas nós temos. Na verdade, isso é o que nos diferencia positivamente. O fato de você andar bem cuidada, (não estou falando de modismos), saber se comportar com um mínimo de etiqueta (e etiqueta aqui não é a da Gloria Khalil, é aquela que a mamãe nos ensinou mesmo lá na infância) e ter a suavidade que as mulheres possuem naturalmente não lhe torna menos capaz. Não lhe torna menos “ativista”. Ao contrário, é justamente isso que nos torna poderosas e capazes. Lutar por direitos sem perder nossa personalidade.
Lutamos para ter o mesmo espaço que os homens, a mesma liberdade de expressão, profissional e sexual. Mesma liberdade. Mas não queremos virar homens. Sinceramente, eu não quero!
Sentar de perna aberta e arrotar em público, com todo o perdão pela palavra, não lhe torna feminista, mas, sim, lhe torna mal-educada.
Antes de levantar a bandeira de um movimento social ou seja lá o que for a ideologia que você queira defender, é necessário conhecer, saber o significado. As mulheres conquistaram o poder de votar sem deixar de usar vestido. Ocuparam cargos de chefia sem abrir mão do salto alto. Tomaram seus espaços nas universidades sem fantasiar-se de homem. Isso só funciona no filme Shakespeare Apaixonado, e ainda assim por um tempo.
A feminilidade é nossa principal arma. Sabe a frase bem clichê que diz: “somos melhores pois fazemos tudo que os homens fazem, mas de salto alto”? Esse é o espírito. Não esconda a linda mulher que existe em você com crenças distorcidas. Você é linda e livre exatamente do jeitinho que você é. Com toda a suavidade, delicadeza e batom que deseja usar. Sem esquecer do rímel, é claro! Mas se quiser sair para a batalha de cara lavada mesmo, vai. Você é linda de qualquer maneira. E totalmente capaz. Ninguém pode lhe convencer do contrário. A única barreira que lhe para é aquela que você coloca.
Link
Leia Também »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp