30/06/2017 às 09h58min - Atualizada em 30/06/2017 às 09h58min

Tu és Pedro

Bom dia gastronautas da nossa colunaria! Esta semana comemoramos a ultima festa junina, a do aniversário de São Pedro. São Pedro nasceu em Betsaida, um pequeno vilarejo às margens do lago de Genesaré, ou Mar da Galileia, no norte de Israel. Seu nome de nascimento era Simão.
Simão era filho de Jonas e tinha um irmão, André. Foi ele quem o apresentou a Jesus. Os dois se tornaram discípulos de Jesus e mais tarde apóstolos. São Pedro era pescador e possuía um barco, em sociedade com seu irmão, André. Ambos trabalhavam no Mar da Galileia, um lago de água doce formado pelo Rio Jordão. Quando Jesus deu a São Pedro a missão de ser líder da Igreja, disse a ele: tu és um pescador de homens, almas, tu és pedra e sobre essa pedra edificarei a minha igreja. Pedro era um homem simples, extrovertido, falava sem pensar. Por outro lado, era acostumado às dificuldades da vida de pescador. Mas depois de três anos seguindo Jesus, e depois da receber o poder do Espírito Santo em Pentecostes, diz- se do dia do nascimento da igreja Católica,  Pedro se tornou o grande líder, um apóstolo, palavra que quer dizer
enviado. Fiquem agora com duas receitas para adoçar o seu ultimo final de semana junino.

ARROZ DOCE OU ARROZ DE LEITE
 
Ingredientes: 1 xícara (chá) de arroz lavado e escorrido, 4 xícaras (chá) de leite, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara de água, 1 pedaço de casca de laranja (15 cm), 1 pau de canela e 1 colher (sopa) de canela em pó.
Modo de preparo: Numa panela, coloque o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre com uma “Colher de Pau”  até caramelizar, com cuidado, acrescente a água com a casca de laranja e o pau de canela. Misture bem e deixe ferver por alguns minutos, acrescente o arroz, misturando sempre, junte o leite e deixe cozinhar em fogo alto até ferver. Diminua o fogo e cozinhe, mexendo sempre com uma “Colher de Pau” para a mistura não grudar no fundo da panela, por cerca de 50 minutos ou até o arroz ficar macio a gosto.
Coloque o arroz-doce numa travessa ou em potinhos individuais. Polvilhe com canela e sirva, quente ou frio. Pode ser conservado em geladeira por dias.
 
PÉ-DE-MOLEQUE DE SÃO PEDRO
 
Ingredientes: 1/2 quilo de amendoim torrado e sem pele,  300 gramas de açúcar cristal, 1/2 copo de água, 1 lata de leite condensado, margarina e farinha  (para untar a forma do doce).
 
Modo de preparo: Numa panela de alumínio, grossa de preferência, coloque o amendoim, adicione o açúcar, 1/2 copo de água e misture. Leve ao fogo alto, mexendo com uma “Colher de Pau”  até engrossar e começar a desprender da panela.  Coloque o leite condensado, mexendo por mais 10 minutos. Coloque o doce em uma forma untada com margarina enfarinhada. Corte o doce quando amornar.
 
Estão prontos dois deliciosos doces para sua ultima festa junina, a de São Pedro
 
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp