23/06/2017 às 09h46min - Atualizada em 23/06/2017 às 09h46min

Festa Junina

Bom dia, gastronautas da nossa colunaria! Para aquecer sua noite de São João, neste sábado, uma receita de lentilha e uma de canjica para adoçar a noite. Não vou falar sobre a minha indignação com o STF e seus ministros, indicados por presidentes.
 
Lentilha com costelinha e linguicinha de porco defumada
 
Ingredientes: 500 g de lentilhas, 150 g linguiça calabresa grande e fatiada, 200 g bacon cortado em cubinhos a gosto, 200 g costelinhas de porco defumada, 150 g de cebola em cubinhos, 6 dentes de alho, 1 maço de temperinho verde e sal a gosto.        
Preparo:  Deixe a lentilha de molho por cerca de 10 minutos, escorra e reserve. Numa frigideira, frite o bacon e na gordura frite rápido a linguicinha e a costelinha cortada em dedinhos, adicione o alho e a cebola e refogue até dourar, reserve. Coloque a lentilha numa panela de pressão com dois dedos de água acima e ferva por cerca de 20 minutos, abra e se estiver quase mole, al dente, acrescente a lingüiça, a costelinha e o bacon com as frituras, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais alguns minutos com a tampa aberta para apurar o gosto da carne e fazer caldo grosso. Acerte o sal e a pimenta a gosto e está pronto uma deliciosa sopa de inverno. Bom apetite!

Canjica doce
 
Ingredientes: 500 g de milho para canjica branca ou amarela (a gosto), 2 litros de água, 1 lata de leite condensado, 400 ml de leite de coco, 1 litro de leite quente, 2 paus de canela, 1/2 colher (chá) de canela em pó, 5 cravos, 2 colheres (sopa) de açúcar ou a gosto e amendoim torrado triturado para decorar (opcional.
Modo de preparo: Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Numa panela grande, cozinhe a canjica na mesma água por 50 minutos ou até ela ficar al dente. Quando a canjica estiver macia, escorra a água e junte o leite condensado, o leite de coco, o leite fervendo e misture bem com uma “colher de pau”. Acrescente os paus de canela, o cravo e o açúcar. Deixe levantar fervura, depois diminua o fogo e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, até engrossar e ficar macia sem desmanchar. Acerte o açúcar e sirva quente em xícaras, taças ou tigelas individuais. Decore com uma pitada de canela em pó e uma colher (sopa) de amendoim triturado, se desejar.
 
Boas festas juninas!
 
Link
Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp