23/06/2017 às 09h33min - Atualizada em 23/06/2017 às 09h33min
A importância da logomarca
Logomarca ou logotipo é o formato específico de apresentar o nome de uma marca. Ela é uma representação gráfica, seja utilizando somente a tipografia original ou na composição de uma tipografia somada a um desenho. Há ainda, marcas que utilizam apenas o desenho (símbolo) para lhe representar. Seja qual for a escolha da logomarca, o mais importante é que nela contenha todos os atributos que representem visualmente a atividade desenvolvida ou o produto que a empresa, organização ou entidade utilizem ou comercializem.
É fundamental que uma vez escolhida a logotipia de uma marca, ela seja utilizada de forma única e padronizada, a fim de gerar reforço da imagem e da sua personalidade, pois não se pode perder um momento sequer de colocar diante dos olhos do público alvo a sua informação visual. É esse padrão visual que faz com que se torne reconhecida onde quer que ela seja estampada. Imagine que, cada vez que expomos a marca de uma empresa de forma diferente, é como se apresentássemos cada vez uma nova empresa para o consumidor, perdendo assim a oportunidade de reafirmar nossas qualidades. Para isso são desenvolvidos os manuais de identidade visual, onde consta a logomarca em todas as suas possibilidades de uso, de forma correta, bem como o desenvolvimento da papelaria (cartões, timbrado, pasta e envelopes), uniformes, adesivação de frota e etc.
Tão importante quanto deixar uma boa impressão, através do atendimento ou da qualidade dos serviços e produtos, é a possibilidade de gravar na mente do consumidor a sua marca, pois só conquistamos uma fatia do mercado quando conquistamos uma fatia na cabeça do consumidor. Mas ainda existem alguns empreendedores que não têm a noção da verdadeira importância da logomarca, pois ainda se valem dos serviços de qualquer um que lide no computador, para desenvolver a sua. E na verdade não sou contra esse tipo de ação, porque há situações em que uma logomarca não precisa ser amplamente pesquisada, analisada por quem estuda todas as técnicas e muito menos trabalhada por um profissional que tem o conhecimento estético e amplo do contexto de marketing onde ela vai ser utilizada. Não. Somente aqueles que querem levar a sério o seu negócio! Aqueles que entendem que seu estabelecimento precisa se posicionar de forma profissional diante da concorrência e principalmente diante do consumidor. Além de tudo isso, hoje uma marca tem valor palpável. Ou seja, ela pode e deve ser avaliada como um patrimônio, em alguns casos o mais valioso de todos.