19/05/2017 às 10h00min - Atualizada em 19/05/2017 às 10h00min
Joelho de Porco
Bom dia gastronautas da nossa colunária! Culinária, Cultura e Pipoca fazem parte desta coluna.
A sala de espera ou de recepção do Cine Globo está pronta. Está linda e com o cheirinho de pipoca que nos remete aos velhos tempos. Não vou falar muito dela, mas não posso deixar de comentar o estilo “retrô”, muito bem decorado com um modernismo que combina com o aroma de pipoca e a realidade dos filmes 3D com um som digital que nos faz entrar na tela.
Não vejo a hora dos ilustres visitantes do Festival de Cinema vislumbrar este cenário de cinema que ficou a sala de espera do “Nosso Cine Globo”
Parabéns a Família Levy!.
EISBEIN MIT SAUERKRAUT
(Joelho de porco com chucrute)
Meus queridos gastronautas, tomei a decisão de traduzir o nome desta receita, me perdoem os alemães se estiver errado. Eis = gelo, Bein = perna, Mit = com e Sauerkraut = chucrute.
Ingredientes: 1 joelho de porco, que não é joelho e sim cotovelo, perto de 1 kg; 2 cebolas médias espetadas com 30 cravos tipo ouriço; 1 folha de louro; 1 pimentão (opcional); 1 colher (sopa) de gordura de porco; 2 cebolas médias picadas; 2 litros de água; sal a gosto; barbante para amarrar a carne; e 200 g de chucrute ( repolho cozido azedo), pode encontrar pronto em mercado.
Preparo: Amarre o joelho de porco com o barbante ao redor da pele para que a carne não se solte, cozinhe em água com sal a gosto, a cebola com cravos, o louro e os pimentões. Cozinhe por 1h30min ou o tempo de ficar bem cozido. Em outra panela, frite na gordura de porco rapidamente as cebolas, até dourar. Junte o chucrute e misture bem. Deixe no fogo até que o chucrute fique bem quente.
Sirva quente, colocando o joelho de porco sobre o chucrute como cama. Como guarnição, batatas cozidas e douradas na manteiga.
Dica: se não souber fazer chucrute, vou passar a receita na semana que vem. Pode ser levada ao forno polvilhado de açúcar para dourar ou ainda a churrasqueira no espeto para pururucar, o meu preferido, e salgado.