05/05/2017 às 10h18min - Atualizada em 05/05/2017 às 10h18min
Quando o Mercadinho do ZÉ se transforma no Super Z
José herdou do pai, além do nome, a vocação empreendedora e a empresa da família que começou como um armazém de “secos & molhados” e que, com muito trabalho e tino comercial, foi crescendo e se transformou no Mercadinho do Zé. José não teve oportunidade de cursar a universidade, mas curioso e ávido por conhecimento, sempre investiu em cursos e palestras, pensando na ampliação do seu negócio. Em alguns anos, cresceu e conquistou estabilidade, mas ele queria mais. Sonhava em ter um supermercado. Sabia que para isso precisava estar preparado em cada detalhe, porque sabia que os detalhes fazem a diferença. Fez seu planejamento financeiro para o aporte de recursos e então chegou a hora de se organizar para o grande salto. José lia muito sobre marketing, tomara conhecimento de casos de sucesso, mas não sabia como desenvolver um planejamento de marketing capaz de lhe assegurar uma maior acerto nas ações, pois entendia que era importante se concentrar em administrar a empresa, deixando com que um profissional especializado na área lhe assessorasse. Escolheu a empresa que julgou mais competente, levando em conta o histórico, o conhecimento profissional e a proposta que se encaixou nas suas possibilidades. Pronto, agora José não estava mais sozinho.
O primeiro passo foi definir o nicho de mercado a atingir e a busca de um diferencial, pois ser apenas mais um não lhe interessava. Então partiram para a escolha do nome e da logomarca, que se identificasse com o produto e o cliente. Desenvolveram a identidade visual, cartões de visita, timbrados, pastas e envelopes, pois José achava importante que cada material levasse a sua imagem. Junto às reformas do prédio, foi desenvolvido o projeto da fachada e do layout interno. Com o merchandising em ordem, foi feito o planejamento de marketing para as ações de divulgação de todo o ano, pois sabiam da importância de estar à frente no tempo. Festa de inauguração com corte de fita, autoridades, imprensa e amigos, pois José entendia que a cidade inteira precisava saber da sua nova loja. Anúncio de rádio, jornal e tv seguindo um único padrão, que passaria a ser a sua marca registrada, de forma que o consumidor já no primeiro momento reconhecesse o seu supermercado como o lugar de satisfação das necessidades de consumo e de encantamento pelo atendimento, que, aliás, era outro fator que José jamais esquecia. Atendentes treinados e motivados são armas poderosas que aliadas a uma estrutura bem planejada oferecem condições ideais para o sucesso. Seus clientes passaram a receber encartes com dicas de saúde, receitas e ofertas especiais. José acreditava na importância de criar elos permanentes de contato com o seu cliente. Criaram o site, utilizaram as redes sociais para divulgação e o cartão cliente especial SUPER Z. José está feliz com seu empreendimento, mas tem novos projetos, afinal, sabe que não se pode parar no tempo, porque o tempo não para!