15/09/2021 às 18h53min - Atualizada em 15/09/2021 às 18h53min

Sistema 3As: Gabinete de Crise decide não emitir Avisos ou Alertas pela quinta semana consecutiva no RS

Em reunião nesta quarta-feira, o Gabinete de Crise decidiu pela não emissão de Avisos ou Alertas no Sistema 3As de Monitoramento da pandemia no Rio Grande do Sul. Assim, o Estado chegou à quinta semana consecutiva em que os índices relacionados ao coronavírus mantém tendência de estabilidade.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o bom desempenho desta semana está relacionado à queda no número de pacientes Covid internados em leitos de enfermaria e de unidade de terapia intensiva (UTI). Ainda segundo a pasta, até o meio-dia desta quarta, eram 679 pessoas internadas em leitos clínicos – o menor número desde 12 de junho de 2020 – e 526 pacientes confirmados ou com suspeita da doença em leitos de UTI – menor desde 28 de junho do ano passado.

Entretanto, apesar do momento, o GT Saúde- órgão responsável por analisar e recomendar os indicadores – levou ao Gabinete de Crise a preocupação com os números da pandemia em outros países, citando ao exemplo dos Estados Unidos e Israel, que apesar de registrarem elevados percentuais de vacinação da população, apresentaram piora da pandemia quando comparados a momentos anteriores ao início da imunização.

“Assim como esses países passaram por longos períodos de redução e depois de estabilização dos números, e agora estão convivendo com a piora do quadro, estamos preocupados e ainda mais atentos para observar a situação no RS nas próximas semanas. Por isso, além dos gestores públicos manterem a exigência de protocolos e a fiscalização, pedimos que a população reforce os cuidados de prevenção”, destacou o coordenador do GT Saúde e diretor do Departamento de Economia e Estatística (DEE) da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), Pedro Zuanazzi.

Na reunião, sob coordenação do vice-governador, Ranolfo Vieira Junior, também ficou acertado que um técnico da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) vai colaborar com os trabalhos do Gabinete de Crise a partir de agora. Já em relação aos protocolos sanitários, não houve decisão por alterações.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp