25/04/2024 às 07h57min - Atualizada em 25/04/2024 às 07h57min
Com 102 mortes por dengue, RS precisará manter cuidados mesmo com a chegada do frio
GZH E RÁDIO GUAÍBA
Rebecca Mistura / Grupo RBS Conforme o boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) nesta quarta-feira (24), o Rio Grande do Sul atingiu 102 óbitos pela dengue em 2024. Em meio a já considerada como a maior epidemia da doença na série histórica do Estado, o diretor-adjunto do Centro Estadual de Vigilância em Saúde, Marcelo Vallandro, salienta que a proximidade com a chegada do inverno não deve diminuir os cuidados contra a dengue.
De acordo com a relação divulgada as mortes foram de uma mulher, de 76 anos, de Rolante, com comorbidades, ocorrido em 3/4; de um homem, de 40 anos, de Santa Rosa, com comorbidade, ocorrido em 4/4; de uma mulher, de 49 anos, de Frederico Westphalen, com comorbidade, ocorrido em 5/4; de um homem, de 79 anos, residente em Tapera, com comorbidade, em 11/04; e de uma mulher, de 89 anos, moradora de Alvorada, também com doença pré-existente, em 14/04.
Apesar do mosquito Aedes aegypti ter maior prevalência no verão, com a temperatura mais alta e o tempo chuvoso, a chegada do clima mais ameno não é garantia de uma baixa na proliferação da doença.
Entre as orientações dadas pela SES estão o cuidado com os focos de água parada e a hidratação pessoal. O primeiro diz respeito a ações coletivas, tirar alguns minutos para cuidar da casa e assim eliminar criadouros. O segundo se refere a um cuidado individual, que visa minimizar a chance da doença evoluir para um caso grave.