21/05/2021 às 19h23min - Atualizada em 21/05/2021 às 19h23min

Fiocruz alerta para sinais de interrupção da tendência de queda nos casos de Covid-19 no RS

O boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que o Rio Grande do Sul está entre os estados onde pode haver interrupção da tendência de queda de casos de coronavírus. A análise da Fiocruz, publicada nesta sexta-feira, é referente à Semana Epidemiológica (SE) 19, que corresponde ao período de 9 a 15 de maio.

Na avaliação da entidade, além do Estado, que já soma mais de 1 milhão de contaminados e mais de 27,2 mil mortes em decorrência da Covid-19, outros nove unidades federativas receberam a mesma avaliação: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo. Já Minas Gerais e o Piauí apontaram sinais de estabilidade.

O quadro reforça a “importância da cautela em relação a medidas de flexibilização das recomendações de distanciamento para redução da transmissão de Covid-19, enquanto a tendência de queda não tiver sido mantida por tempo suficiente para que o número de novos casos atinja valores significativamente baixos”, ressalta Marcelo Gomes, pesquisador e coordenador da InfoGripe.

O boletim da Fiocruz ainda mostrou que no Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, mais da metade das macrorregiões de saúde registra tendência de crescimento.

Porto Alegre: sinal de crescimento de casos a longo prazo

O estudo da fundação também analisou os casos associados a pessoas residentes das capitais. Nesse sentido, Porto Alegre e outras cinco cidades (Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Manaus e Palmas) apresentaram tendência para o aumento de casos a longo prazo. Dentre as outras 20 capitais, 12 registraram sinal de queda na tendência de longo prazo e as demais, sinal de interrupção da queda ou estabilização.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp