26/11/2024 às 10h11min - Atualizada em 26/11/2024 às 10h11min
Hemocentro do Rio Grande do Sul homenageia parceiros
www.estado.rs.gov.br
Alina Souza/SES Com a presença de servidores do Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), de parceiros e de doadores de sangue, a Secretaria da Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (25/11), a entrega dos certificados de reconhecimento aos parceiros que contribuíram para ampliar o acesso à doação voluntária no Rio Grande do Sul. Foram entregues dez certificados a entidades que auxiliaram o Estado a ampliar os estoques de sangue disponíveis para a população.
“É uma homenagem que prestamos a quem contribui com esse gesto de amor, que é a doação de sangue”, destacou a secretária da Saúde, Arita Bergmann, ao reforçar que a rede de doação de sangue depende da solidariedade dos doadores e da dedicação dos servidores dos hemocentros. Aproveitando a presença dos secretários municipais de Portão e Estância Velha na solenidade, a secretária anunciou o começo das tratativas para que os dois municípios se somem à rede de apoio com a criação de pontos fixos de doação de sangue.
A diretora do Departamento Estadual de Sangue e Hemoderivados, Kátia Brodt, salientou o esforço da gestão estadual para ampliar a rede de apoio aos hemocentros no Rio Grande do Sul, diminuindo distâncias e facilitando a doação. A ampliação conta com a criação de 11 pontos fixos de coleta, que aumentaram para 35 o número de municípios com coleta de sangue em auxílio ao Hemorgs (Porto Alegre), ao Hemopasso (Passo Fundo), ao Hemopel (Pelotas) e ao Hemosm (Santa Maria).
Homenageados
Hospital Lauro Réus, de Campo Bom
Doadores de Sangue de Dois Irmãos
Secretaria Municipal de Saúde de Dois Irmãos
Hospital Getúlio Vargas, de Estância Velha
Secretaria Municipal de Saúde de Estância Velha
Amor nas Veias, de Guaíba
Hospital Nelson Cornetet, de Guaíba
Secretaria Municipal de Saúde de Portão
Caravana Salvando Vidas, de Sapiranga
Hospital de Sapiranga
Ampliação do acesso
A SES, por meio dos hemocentros, tem realizado um conjunto de ações que visa ampliar o acesso à doação de sangue, diminuindo as distâncias percorridas pelos doadores. A ampliação do acesso à doação de sangue é realizada por meio da estruturação da Rede de Apoio à Doação de Sangue, que conta com o apoio dos municípios e hospitais para viabilizar suas ações.
A Rede de Apoio à Doação de Sangue se caracteriza pela cooperação entre o hemocentro e a secretaria municipal de Saúde e/ou hospital para a disponibilização de estrutura física fixa, mobiliário e recursos humanos para a realização de doações de sangue regulares, no mínimo uma vez por mês. Se não houver local para estrutura física fixa, é utilizada uma unidade móvel para as doações, com frequência mínima de uma vez por ano.
Caravana
No dia nacional do doador de sangue, o Hemorgs recebeu a visita da Caravana Salvando Vidas, de Sapiranga, que trouxe alunos do 3º ano do Ensino Médio do Instituto Estadual Coronel Genuíno Sampaio para a doação de sangue. Organizadora da caravana, a professora Estela Dias Schaffer contou que desde 2018 mobiliza a comunidade para as doações de sangue.
“No começo era com um carro, mas depois conseguimos ônibus para doações e hoje contamos com o auxílio da prefeitura para o transporte”, relembra Estela. Pelo menos uma vez por mês, a caravana vai ao Hemorgs, com mobilização pelas redes sociais, a partir da página do Caravana Salvando Vidas no Instagram.
Entre os doadores do Dia Nacional do Doador no Hemorgs também estavam as doadoras Cleusa Viegas e Ana Paula Tubino. As duas são doadoras regulares de sangue, comparecendo três vezes por ano ao hemocentro. “É algo que não custa nada e que pode salvar muitas vidas. Sempre procuro doar de forma voluntária, sem direcionar para uma pessoa específica e com muita boa vontade”, conta Ana Paula.
Texto: José Luís Zasso/Ascom SES
Edição: Secom