14/05/2021 às 08h05min - Atualizada em 14/05/2021 às 08h05min

RS recebe lote com 62,4 mil doses de Coronavac

Doses serão distribuídas aos municípios ao longo desta sexta-feira

Um novo lote com 62,4 mil doses da vacina Coronavac chegou ao Rio Grande do Sul na manhã desta sexta-feira (14). Com atraso de 25 minutos por conta da forte neblina, o avião que trouxe as doses pousou pouco depois das 6h30min no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Todos os imunizantes serão destinados a quem aguarda pela aplicação da segunda dose.

Ontem à noite, um outro carregamento com 127,6 mil doses do imunizante do Butantan desembarcou em solo gaúcho. Mesmo com essas duas novas remessas, o Estado seguirá com déficit para atender a demanda. Ainda assim, seguirão faltando 157.730 doses para completar a proteção de todos os que já começaram a se vacinar com a Coronavac.

Impasse

Não há prazo para que o impasse se resolva. Nessa quinta-feira, o Instituto Butantan confirmou que a produção da CoronaVac está suspensa por falta de insumos, produzidos na China. A indefinição do governo de Pequim em liberar a substância pode afetar o cronograma de vacinação a partir de junho, segundo o diretor do Instituto, Dimas Covas. De acordo com ele, os insumos recebidos já foram processados e, nesta sexta, serão entregues mais 1,1 milhão de doses ao Ministério da Saúde. Atualmente, a China retém 10 mil litros de insumos para o Brasil, o que é suficiente para produzir 18 milhões de doses da CoronaVac.

AstraZeneca

A SES informou que também devem ser distribuídas, nesta sexta, mais 135 mil doses da AstraZeneca, destinadas à segunda aplicação das pessoas vacinadas com a remessa recebida em 24 de fevereiro. O calendário leva em conta o intervalo de três meses entre as duas aplicações desse imunizante.

Distribuição

Todas as doses recebidas serão distribuídas durante esta sexta-feira às 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRSs). Durante a manhã de hoje estarão disponíveis para retirada na Ceadi as vacinas das seguintes CRS: 1ª (Porto Alegre), 3ª (Pelotas), 8ª (Cachoeira do Sul), 13ª (Santa Cruz do Sul), 16ª (Lajeado) e 18ª (Osório), além das destinadas à Secretaria de Saúde de Porto Alegre.

Um veículo da Secretaria Estadual da Saúde (SES) levará a Palmeira das Missões as cargas da 15ª CRS (Palmeira das Missões) e da 2ª (Frederico Westphalen) CRSs; a Passo Fundo, as cargas da 6ª (Passo Fundo) e 11ª (Erechim); e a Santo Ângelo as cargas da 12ª (Santo Ângelo), 9ª (Cruz Alta), 14ª (Santa Rosa) e 17ª (Ijuí).

Por via aérea, com um helicóptero da Polícia Civil, serão levadas as doses das 4ª CRS (Santa Maria), 10ª (Alegrete) e 7ª (Bagé), com pouso em Santa Maria e Bagé.

Durante a tarde da sexta (14), estarão disponíveis para retirada as cargas dos municípios da 1ª CRS próximos à capital: Alvorada, Canoas, Canoas, Gravataí, Montenegro, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapucaia do Sul, Taquara e Viamão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp