16/04/2021 às 18h36min - Atualizada em 16/04/2021 às 18h36min

Distanciamento Controlado: RS entra na oitava semana seguida de bandeira preta

Classificação vale até 26 de abril, sem possibilidade de reconsideração

Todas as regiões do Rio Grande do Sul seguem classificadas em bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado, que chegou à 50ª rodada nesta sexta-feira. Conforme a Secretaria de Saúde do Estado, apesar de melhorias em alguns indicadores, as 21 regiões permanecem, pela oitava semana seguida, no nível de risco mais grave de alerta.

O modelo aplica automaticamente a bandeira preta, a todas as regiões, quando a capacidade hospitalar fica próxima do limite. O cálculo divulgado hoje se baseia em uma ocupação hospitalar de 90%, com 333 leitos de UTI livres e 2.096 pacientes confirmados Covid-19 em estado grave, chegando a um índice de 0,16. A aplicação automática fica em vigor enquanto o nível estiver menor que 0,35.

Conforme o Comitê de Dados, o total de pacientes confirmados e suspeitos em UTI chegou ao pico de internados no dia 21 (2.771), mantendo-se com relativa estabilidade até o dia 27 de março, quando iniciou-se um processo de redução. Nesta sexta-feira, a taxa de ocupação de leitos UTI em geral era de 88,5%, com 2.168 pacientes confirmados ou suspeitos para Covid-19 e 824 pacientes não Covid. Somando o total de pacientes confirmados e suspeitos em leitos clínicos e UTI, o RS permanece com quase duas vezes mais internados do que nos picos anteriores.

O mapa divulgado nesta sexta é definitivo, com validade até 26 de abril, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração à classificação, devido à gravidade do cenário. Também segue suspensa a Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias podem adotar protocolos de bandeira imediatamente inferior.

Jà a cogestão regional segue permitida. Todas as 21 regiões Covid aderiram à gestão compartilhada e, com isso, podem utilizar protocolos próprios até o limite de restrições da bandeira vermelha – não podendo ser mais flexíveis que isso.

Em comunicado, a secretária da Saúde, Arita Bergmann declarou que, para a reabertura gradual de novas atividades, é fundamental que as prefeituras atualizem e atendam aos critérios exigidos nos planos municipais de fiscalização. Até agora, o governo recebeu 431 planos, mas muitos deles não atendem íntegra aos requisitos na íntegra. Devolvidos, esses dados devem ser corrigidos para que possam ser levados em conta.

Governo RS

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp