09/03/2021 às 15h22min - Atualizada em 09/03/2021 às 15h22min

Reforma no secretariado de Eduardo Leite avança com anúncio de quatro nomes

Foram definidos chefes da Educação, Meio Ambiente, Apoio aos Municípios e Gestão Administrativa

Reforma do secretariado começou no ano passado, a partir da troca na Casa Civil. Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou, nesta terça-feira (9), mais quatro mudanças no quadro de secretários estaduais. Os nomes vão liderar as pastas de Educação, Meio Ambiente e Infraestrutura, Articulação e Apoio aos Municípios e Apoio à Gestão Administrativa e Política – a última, criada na reforma que está em andamento.

A nova secretária de Educação do Rio Grande do Sul é Raquel Teixeira (PSDB). Apesar de filiada ao partido de Leite, a ex-deputada federal é uma técnica da área e integra o Conselho Nacional de Educação. Ela ocupou o mesmo cargo no governo de Goiás, e concorreu ao posto de vice-governadora do estado em 2018.

Enquanto isso, o atual secretário de Educação, Faisal Karam (PSDB), assumirá uma das cadeiras da bancada tucana na Assembleia Legislativa. Ele substitui Luiz Henrique Viana (PSDB), anunciado como titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Infraestrutura, no parlamento.

O então deputado estadual já exerceu função similar na prefeitura de Pelotas, onde liderou a pasta de Qualidade Ambiental durante a gestão do ex-prefeito Fetter Júnior (PP). O setor era comandado, desde o início do governo Leite, por Artur Lemos – que, agora, está na Casa Civil.

Já a Secretaria Estadual de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) ficará sob a administração do ex-prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato (PTB). A intenção do Governo do Estado é fazer com que a pasta absorva as funções da Metroplan, sendo renomeada como Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional.

O antigo chefe da SAAM, Agostinho Meirelles, permanece no governo e exercerá o recém-criado cargo de secretário Extraordinário de Apoio à Gestão Administrativa e Política. Na nova função, dará suporte à Casa Civil e ao governador na articulação de projetos prioritários do Executivo junto ao Legislativo gaúcho.

Edson Brum toma posse no Desenvolvimento Econômico

Anunciado no final do mês de fevereiro como o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum (MDB) assinou o termo de posse do cargo nesta terça-feira. A pasta, que acumulava também as funções de turismo, teve de ser desmembrada para que o então secretário Rodrigo Lorenzoni (DEM) permanecesse no Palácio Piratini.

O emedebista estava em seu quinto mandato como deputado estadual. Com a novidade, o MDB dobra a sua participação na gestão do governador Eduardo Leite (PSDB) – que já contava com Juvir Costella à frente da Secretaria de Logística e Transportes. Enquanto isso, Clair Kuhn assume a cadeira de Brum na bancada da legenda na Assembleia Legislativa.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp