27/10/2020 às 10h37min - Atualizada em 27/10/2020 às 10h37min

Poliomielite: campanha atinge 73% do público alvo em Três Passos

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
A campanha de multivacinação e vacinação contra a poliomielite começou no dia 5 de outubro, e finaliza nessa sexta-feira (30). O ministério da saúde tem perspectivas que cerca de 11 milhões de crianças, com idades entre 1 e 5 anos sejam vacinadas em todo Brasil até o fim da campanha, no momento apenas 4 milhões de crianças foram imunizadas. As ações anuais são para reforçar a importância da vacinação, e abrir espaço para aqueles que não  a fizeram no tempo hábil. A vacina injetável é feita aos 2, 4 e 6 meses de vida. E o reforço deve ser feito entre 15 e 18 meses de idade e 4 e 5 anos, este sendo via oral. Em todo país, o último registro de caso de poliomielite foi em 1989. Mas a preocupação do Ministério da Saúde para que as infecções dessa doença não voltem a surgir é muito grande, pois por mais que a essencialidade da vacina seja sempre expressada, ainda assim as metas de vacinação nunca são atingidas, no ano de 2019, cerca de 83,74 % foram vacinados.

No Estado, a campanha foi efetivada a todo vapor, e o dia D de vacinação foi no dia 17 de outubro, num sábado, para dar chances maiores aos pais que trabalham e precisam de horários especiais para atender os filhos. Além da poliomielite, a multivacinação da a oportunidade de multi vacinas serem feitas para aqueles que estão com alguma em atraso na caderneta.

Na região todos os incentivos sempre são para uma campanha de vacinação que atinja toda população. Em Três Passos, os números de crianças esperado para serem imunizadas era de 1023, e até o momento foram vacinadas um total de 749 crianças, o que corresponde a 73,23% do previsto. Com a campanha que encerará na sexta (30), espera-se que as 274 crianças restantes passem pelo posto de vacinação, o funcionamento até o último dia será das 7h às 19h sem fechar ao meio dia. A Enfermeira do município, Regiane Ceolin dá destaque para que os pais se conscientizem na atuação da prevenção da poliomielite, reduzindo o risco para o pólio vírus selvagem de se manifestar, e que as doenças imuno previníveis não voltem a ter incidência, e de continuidade a esses mais de 30 anos livres da doença.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp