06/10/2020 às 11h44min - Atualizada em 06/10/2020 às 11h44min
Dados do Covid-19
Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
Até início desse mês, o coronavírus já fez mais 1.023.708 mortos em todo mundo. Acreditava-se que os casos pudessem estar diminuindo, e que haveria um retrocesso da doença, mas em alguns países onde há alguns meses viveram seu pico de casos e a estabilidade estava em absoluto isso já muda. Uma segunda onda de casos já vinha sendo prevista por especialistas a medida que as liberações fossem acontecendo.
A Austrália teve uma segunda onda de casos no inicio de agosto, e aumento de mortes em final de agosto. A Irlanda iniciou uma segunda onda de casos no final de setembro, mas as mortes não subiram. No Reino Unido, a segunda onda para casos também chegou em final de setembro, e as mortes não tiveram tanta elevação. Já o Canada teve também a segunda onda relatada nesse final de setembro tanto para reincidência de casos, como em mortes. Os Estados Unidos sempre manteve uma linha de altos e baixos em relação aso seus casos, tendo seu primeiro pico em abril, e forte candidato a reincidência. A Espanha tem confirmado para o final de setembro e inicio de outubro a segunda onda de casos, e o números de mortes estão oscilando. A Itália que teve um pico muito alto de covid-19 entre março e abril, volta a se preocupar com a segunda onda que pode chegar nesse mês de outubro, o aumento de casos no momento fazem as autoridades buscar novas restrições.
No Brasil apesar da diminuição da média móvel de novos casos estar em 700/dia, os altos e baixos sempre foram bem equivalentes. O total de casos confirmado chega 4.940.499 (quatro milhões e novecentos e quarenta mil e quatrocentos e noventa e nove), e o número de mortes é de 146.773 (cento e quarenta e seis mil e setecentos e setenta e três). Alguns estudiosos preveem a segunda onda de casos que pode chegar ao Brasil seja igual a reincidência que teve os países Europeus, mas ainda não se tem noção de quando isso pode chegar ao país, levando em consideração que o vírus se adapta melhor em locais frios, e as temperaturas tendem a subir.
O Rio Grande do Sul apresenta apenas uma bandeira vermelha no mapa do distanciamento, que é na região de Santa Maria, os demais locais se mantém em estabilidade. No total de casos confirmados o Estado chega a 203.497 (duzentos e três mil e quatrocentos e noventa e sete), destes dados 93% dos pacientes foram recuperados, e número de mortos foi de 4.952 (quatro mil e novecentos e cinquenta e dois).
Ao que diz respeito a região, os boletins atualizados ontem (05), em Três Passos o total de casos confirmados chega a 1022, com 21 óbitos, e 9 ativos no momento. Em Tenente Portela o total de casos foi até o momento de 378 confirmados, com 4 óbitos e 5 ativos no momento. Em Santo Augusto teve 63 casos confirmados com apenas 2 óbitos, e dois casos ativos no momento. E em Crissiumal foram confirmados 85 casos com 2 óbitos e são 4 ativos no momento.