06/10/2020 às 10h14min - Atualizada em 06/10/2020 às 10h14min

O papel dos governantes municipais

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
Com a chegada do período eleitoral, as eleições marcadas para 15 de novembro, é sempre válido relembrar quais as funções dos governantes municipais. O prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal, sendo o responsável por administrar a cidade em que vive. A partir daí são cobradas taxas aos contribuintes que devem vir a custear obras, serviços e políticas essenciais para a vida nas cidades. Alguns dos trabalhos ordenados e pagos pela prefeitura estão; a limpeza pública, as ambulâncias e serviços de saúde municipais, a educação infantil (creches, pré-escolas) e o ensino fundamental, e as demandas referentes a transporte publico, trabalhos culturais, dentre outros.

Devem ter uma boa relação com outros governantes a nível estadual e federal para conseguirem recursos extras e apoio para que este munícipio venha a desenvolver-se positivamente. Dentro do munícipio trabalhará juntamente com a câmara municipal, em busca de sancionar leis, criar projetos, sempre ouvindo toda a comunidade para atender suas necessidades. Para lhe auxiliar diretamente no comando, conta com o apoio do vice-prefeito que pode o representar caso for necessário, além dos secretários que comandam diretamente cada setor que lhes é destinado. Quando o prefeito, e o vice-prefeito não estão disponíveis para tomar a frente em uma determinada situação do munícipio, quem toma a frente é a câmara municipal.

E desta forma apresenta-se as funções de um vereador dentro do governo de uma cidade. Fazem parte do Poder Legislativo do município, e tem como função principal fazer leis e fiscalizar o poder executivo, ou seja, o trabalho do prefeito e também dos secretários do município, ajudando nas escolhas do que será feito com o dinheiro público, e assumindo funções especificas quando necessário.

Neste ano de 2020, as eleições terão algumas novas atribuições por conta da pandemia do coronavírus, a votação será através das urnas eletrônicas, mas algumas medidas de proteção serão fundamentais para que não haja contaminação; é obrigatório o uso de máscara, o eleitor deve levar a própria caneta, manter a distância mínima de um metro entre as pessoas, fazer o uso do álcool em gel, é recomendado que sempre que estiver em público não deve-se colocar as mãos ao rosto, levar um documento oficial com foto além do título também está nas normas. Reforçando que não haverá contato direto entre eleitores e mesários, e os horários de votação são das 7h às 17h, e eleitores com mais de 60 anos tem horário preferencial das 7h às 10h.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp