05/10/2020 às 09h04min - Atualizada em 05/10/2020 às 09h04min

Inicia hoje a campanha de vacinação contra a Poliomielite

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
É nessa segunda-feira (5) que inicia a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente. Essas duas ações estão unidas, para levar o incentivo da vacinação a todas as pessoas. O período da vacinação segue em todo mês de outubro, até o dia 30.

A vacinação contra a poliomielite tem por objetivo reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil e aumentar as coberturas vacinais. O grupo-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias). A estrutura vacinal da poliomielite é composta, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança, e a vacina oral aplicada aos 15 meses e aos quatro anos.

Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa-etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D. Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, será feita primeiramente uma atualização.

Já a Multivacinação, atualiza a situação vacinal da população de até 15 anos, de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis como o tétano, o sarampo e a febre amarela.

No Rio Grande do Sul, o “dia D” da vacinação será em 17 de outubro (sábado), onde um movimento maior em prol da vacinação é organizado, para tentar alcançar o maior número de público.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp