28/08/2019 às 10h18min - Atualizada em 28/08/2019 às 10h18min

Hospital de Tenente Portela é habilitado para emergências oftalmológicas

Governo do RS

A secretária da Saúde, Arita Bergmann, esteve no Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela, nesta terça-feira (27), para dar pelo menos duas boas notícias à comunidade do Norte do Estado. A primeira delas é um termo aditivo no contrato com a entidade, no valor de R$ 40 mil mensais, para porta de entrada de urgência e emergência oftalmológica no hospital. A segunda é um termo de cessão de uso de um veículo para ser utilizado no apoio às ações da rede de cuidados à pessoa com deficiência.

“Tenho certeza de que aqui se faz saúde com qualidade para o cidadão”, afirmou a secretária durante visita que fez ao hospital. Arita foi recepcionada por cerca de 50 médicos, funcionários e pela presidente Mirna Terezinha Braucks, que agradeceu à secretária e ao governador Eduardo Leite por colocar em dia os valores atrasados para os hospitais e também os pagamentos deste exercício. “Os médicos estão recebendo em dia. Aqui todo mundo faz SUS unido. É um lugar em que o SUS deu certo”, afirmou Mirna.

O Centro de Oftalmologia do Santo Antônio realiza por mês em média 1.100 consultas e 80 cirurgias oftalmológicas (catarata, retina, pterígio). Também é referência em urgência e emergência oftalmológica para a 19ª e 15ª Coordenadorias Regionais de Saúde desde o ano de 2009. Fora a Capital, Tenente Portela é o único município no Estado com porta de entrada de urgência e emergência oftalmológica.

Também nesta terça foi assinado o termo de cessão de um veículo adaptado para o transporte de cadeirantes, que servirá como apoio para a rede de cuidado da pessoa com deficiência. O veículo foi adquirido pelo Ministério da Saúde e será usado prioritariamente para uso do Centro de Reabilitação Física Regional do hospital, que presta assistência em reabilitação à pessoa portadora de deficiência física.

Secretária foi recebida pela pela diretoria, médicos e demais funcionários do hospital. - Foto: Marcelo Ermel/SES
Equipe recebeu veículo para assistência em reabilitação à pessoa portadora de deficiência física. - Foto: Marcelo Ermel/SES

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp