16/07/2018 às 10h47min - Atualizada em 16/07/2018 às 10h47min

Ouvidoria Municipal realiza avaliação da área da saúde

Assessoria Prefeitura Municipal de Três Passos
A implantação da Ouvidoria Municipal de Três Passos, além de criar mecanismos que facilitem a inserção do cidadão na gestão pública, busca qualificar a prestação dos serviços de responsabilidade do Município.
Com a participação do usuário, pretende-se identificar eventuais falhas e validar as boas práticas desenvolvidas em todos os setores da administração pública. Neste sentido, no ano de 2017, a Administração Municipal de Três Passos através da Ouvidoria iniciou o processo de avaliação dos serviços públicos pela área da Saúde.
Na segunda avaliação, realizada do período de 15 de agosto a 15 de setembro de 2017, foram disponibilizados 2.600 formulários em todas as Unidades de Saúde, mais CAPS, NASF e Secretaria Municipal de Saúde.
O usuário avaliou os serviços marcando as opções Ruim, Regular, Bom ou Ótimo, para as seguintes perguntas: Atendimento prestado pelo servidor deste setor; Condições, estrutura e organização do local; e Encaminhamento dado ao pedido ou serviço utilizado.
Dos 2.600 formulários disponibilizados, 1.727 foram depositados nas urnas com as questões respondidas pelos cidadãos, e ainda destes, 339 com demandas e/ou observações.
De acordo com a Ouvidoria Municipal, o segundo levantamento mostra uma evolução considerável no engajamento das equipes o que resultou em um incremento significativo na participação do cidadão de 290%.
“Todas as unidades alcançaram índices capazes de refletir com maior fidelidade o pensamento dos usuários em relação aos temas avaliados”, ponderou o ouvidor municipal, Paulo Farias.
Quanto a avaliação das unidades, transformadas em notas, “as manifestações dos pesquisados revelaram que a população está plenamente satisfeita com o trabalho desenvolvido na área da saúde pública de Três Passos”, concluiu o ouvidor Paulo.
Conforme salienta a Administração Municipal, a Ouvidoria contribui decisivamente para propor as correções necessárias nos serviços e na conduta dos servidores. Por sua vez, os gestores públicos trabalham para o aperfeiçoamento dos serviços e do atendimento.
Uma nova avaliação da área da saúde está em andamento pela Ouvidoria Municipal, que atende na Central do Cidadão, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h 30min e das 13h 30min às 17h 30min. Sua demanda também pode ser encaminhada pelo email: ouvidoria@trespassos-rs.com.br ou pelo telefone e Whatsapp (55) 999 790 444.
 

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