11/05/2017 às 10h21min - Atualizada em 11/05/2017 às 10h21min

Três Passos: Dia D de Mobilização de Vacinação contra a Gripe ocorre neste sábado

Neste sábado, 13 de maio, todas as unidades de saúde do Rio Grande do Sul estarão abertas para o Dia D de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, cerca de 1.800 postos atenderão a população em todo o Estado.

No município de Três Passos a vacinação teve início dia 17 de abril e encerra no dia 26 de Maio. Este ano não está sendo ofertada a vacina na Secretaria de Municipal de Saúde e no NASF (antigo Postão), somente nas unidades de saúde: ESF Bela Vista, ESF Pindorama, ESF Erico Veríssimo, ESF Centro, ESF Weber, ESF Sulserra, ESF Santa Inês e ESF Padre Gonzáles. Sobre os horários em que estará acontecendo à campanha, as pessoas estão sendo orientas à buscar esta informação junto ao seu ESF de referência.
 
A realização do Dia D visa atender às pessoas que integram os grupos prioritários da imunização (crianças entre 6 meses e menos de cinco anos), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e pessoas com comorbidades) que têm dificuldades em acessar os serviços de saúde durante a semana.
 
Os dois primeiros óbitos causados por gripe neste ano foram registrados em Porto Alegre e são de pacientes que pertenciam aos grupos prioritários para a vacinação contra a doença. De acordo com o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), ambos não foram vacinados este ano e apresentavam comorbidades para a doença. Em 2017, são mais de 4 milhões de doses destinadas ao estado. Até a última terça-feira, tinham sido aplicadas 1.482.871 doses, o que representa imunização de 47,4% do público alvo.

O secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, ressalta que a vacina leva de 2 a 3 semanas para uma efetiva imunização contra a gripe. “Recomendamos que as pessoas que integram os grupos de risco procurem o quanto antes as Unidades de Saúde para garantirem sua proteção antes da chegada do inverno. Para quem não tiver condições de procurar os postos durante a semana, uma boa oportunidade será no próximo sábado, 13 de maio, quando será realizado o Dia Nacional de Mobilização”, afirma o secretário.

Para fazer a vacina em crianças entre seis meses e menores de cinco anos, pais ou responsáveis devem apresentar a carteira de vacinação. Pessoas com comorbidades devem ter em mãos atestado médico ou receita de medicamento de uso contínuo que comprove a doença. Já os profissionais de saúde e professores precisam apresentar carteira de trabalho ou contracheque com descrição do local de trabalho. Idosos e demais grupos devem levar o Cartão SUS ou documento de identidade. No caso de gestantes que não são acompanhadas no SUS, levar atestado médico com a solicitação.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp