08/06/2021 às 16h16min - Atualizada em 08/06/2021 às 16h16min

Estudo aponta que matrículas no ensino superior apresentam estagnação no Brasil

Informações são do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021

O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp) apresentou nesta terça-feira (8) o Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, um estudo que levou em conta o número de estudantes matriculados, a evasão e o potencial de crescimento para o setor.

Em todo o país, houve um aumento de 1,8% no número total de matrículas em cursos presenciais e EAD, tanto nas redes privada e pública. O número de matrículas na rede privada foi maior, 2,4% (cursos presenciais e EAD). Já na rede pública, 1,5% (cursos presenciais e EAD). O que indica que houve “uma estagnação do número de matrículas”.

A tendência observada em outros ano de um aumento de matrículas na modalidade EAD em relação às matrículas presenciais se mantém. Houve uma queda do número de estudantes nos cursos presenciais, em 2021, de 8,9% no número de matrículas na rede privada. Já os cursos EAD na rede privada cresceram 9,8%.

O estudo chama a atenção que apesar do crescimento dos cursos EAD, a taxa de escolarização líquida do país continua estagnada e o país segue distante das metas o Plano Nacional de Educação que prevê 33% da população de 18 a 24 anos no ensino superior até 2024. Isso ocorre porque a modalidade EAD atinge um público de faixa etária mais velha, que não conseguiu quando jovem ou que está em uma segunda graduação.

A taxa de evasão de alunos sem Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e sem Programa Universidade para Todos (ProUni) foi de 26,2%. Entre os alunos com Fies, a taxa de evasão ficou em 6,4%. Considerando os estudantes com Prouni, a taxa de evasão foi de 8,8%.

Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de Covid-19, com o novo modelo presencial, com aulas remotas ao vivo, diferente do modelo EAD que tem aulas gravadas e reaproveitadas em grande escala, pode atrair um público mais jovem. O estudo do Semesp também aposta uma tendência de ensino híbrido, que mistura presencial e remoto.

R7

 


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