04/12/2024 às 07h55min - Atualizada em 04/12/2024 às 07h55min

Escolas se preparam para novas mudanças no Ensino Médio em 2025

GZH
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS
A “reforma da reforma” do Ensino Médio está prestes a ser efetivada em escolas que oferecem a etapa em todo o Brasil. Após críticas, a aprovação de uma nova lei revogou as mudanças implementadas desde 2022 e substituiu o formato do chamado Novo Ensino Médio por uma espécie de meio-termo entre a estrutura clássica e a transformada, que entra em vigor no ano que vem. A novidade é comemorada por alunos e direções.
Ainda que mantenha a oferta de uma parte do currículo flexível, na qual o estudante pode escolher entre duas ou mais trilhas de aprofundamento, a carga horária das disciplinas comuns a todos os alunos – chamada de Formação Geral Básica (FGB) – vai aumentar. Atualmente, das 3 mil horas de aula previstas ao longo dos três anos do Ensino Médio, o tempo dedicado à FGB é de 1,8 mil horas. Para 2025, passará para 2,4 mil horas.
Já os itinerários formativos – essa parte do currículo na qual o estudante pode escolher se terá, por exemplo, mais aulas de ciências exatas ou de ciências humanas – terão carga horária mínima de 600 horas ao longo dos três anos. Na formação técnica profissional, o tempo pode chegar a 1,2 mil horas.

As mudanças têm motivado formações realizadas pela rede estadual de ensino. Em live voltada aos professores, a secretária estadual de Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância da reforma para aumentar a motivação dos alunos e evitar que eles abandonem os estudos e assegurou que não há grandes novidades, com relação ao que já está sendo feito.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp