21/05/2021 às 19h24min - Atualizada em 21/05/2021 às 19h24min

Estado já exige “Ação” de cinco regiões em novo sistema de monitoramento da Covid

Áreas de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo já podem aplicar protocolos mais restritivos por conta da piora da situação epidemiológica

Sistema 3As de Monitoramento foi apresentado pelo governador Eduardo Leite há uma semana e está em vigor desde o último domingo | Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

As regiões Covid de Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Ijuí, Passo Fundo e Santo Ângelo entraram na fase de Ação no Sistema 3As de Monitoramento. Elas encaminharam ao governo estadual um plano com protocolos mais rígidos, após o Gabinete de Crise emitir um Alerta, que apontou índices de piora na situação epidemiológica nas respectivas regiões no começo desta semana.

Conforme o Piratini, a partir do envio do plano de ação, as regiões já devem aplicar imediatamente as novas regras, mais restritivas, adaptados à realidade local, uma vez que os protocolos mais rígidos são autoaplicáveis e não dependem de aval do governo estadual.

O Gabinete de Crise vai, contudo, analisar as documentações. Caso identifique que os protocolos adotados pela região não foram suficientes, uma reunião com os prefeitos para sugerir novas medidas deve ser convocada. Ainda assim, não há prazo definido para resposta, uma vez que o governo só vai se manifestar com relação aos planos de ação se necessário.

Na última quinta-feira, o Estado confirmou outros três novos Alertas para as regiões de Santa Rosa, Uruguaiana e Palmeira das Missões. As três terão 48 horas, a contar da notificação, para enviar um plano de ação. Caso o planejamento não seja enviado, é suspensa a possibilidade de a região adotar protocolos variáveis. Além disso, os prefeitos dessas regiões serão chamados a uma reunião para que o Gabinete de Crise possa apresentar sugestões.

Após serem notificadas, as regiões também podem aplicar protocolos mais rigorosos, sem a necessidade de esperar o fim do prazo.

Além das oito regiões em Alerta, outras seis (Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Bagé e Erechim), já receberam Avisos, que correspondem a uma espécie de chamada de atenção, para que a região possa redobrar os cuidados no enfrentamento a pandemia.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp