07/05/2021 às 08h07min - Atualizada em 07/05/2021 às 08h07min

Lote com 63,6 mil doses de Coronavac chega ao RS neste sábado

Déficit, no início da semana, era de mais de 430 mil

Um lote com 63,6 mil doses da vacina Coronavac chega ao Rio Grande do Sul na manhã deste sábado (08). A previsão é de que o avião pouse em Porto Alegre às 6h05min com os imunizantes.

A quantidade deve ser inteiramente destinada à aplicação da segunda dose, que já sofre atraso superior a uma semana para milhares de pessoas. Na capital, filas extensas marcaram a terça-feira, quando os postos de saúde e o drive thru da PUC, com 11 mil doses disponíveis, atraíram um público bem superior. De acordo com o balanço mais recente da Prefeitura, o número de pessoas com a segunda aplicação atrasada ainda fica próximo de 60 mil. O intervalo recomendado entre as doses é de 21 a 28 dias.

Já a Secretaria Estadual da Saúde estimou déficit de 434 mil doses da vacina fabricada pelo Instituto Butantan, em São Paulo. A dificuldade em obter o insumo farmacêutico ativo (IFA) da Coronavac, que é produzido na China, compromete a entrega dos lotes dentro do cronograma previsto.

Nessa tarde, o prefeito Sebastião Melo pediu desculpas aos portoalegrenses e confirmou que, a partir de agora, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai reservar a segunda dose, tanto da Coronavac quanto da Pfizer, em número idêntico ao total de pessoas que tomarem a primeira.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp