27/04/2021 às 11h12min - Atualizada em 27/04/2021 às 11h12min

Falta de insumos prejudica calendário da segunda dose no RS e Instituto Butantan mantém para 3 de maio previsão de retomada da entrega de vacinas

JC e Rádio Guaíba
Governo do Estado de São Paulo/Divulgação
O atraso na entrega de matéria prima para a produção de novas doses da vacina Coronavac ao Instituto Butantan, em São Paulo, está prejudicando o esquema vacinal da segunda dose no País e no Rio Grande do Sul. Nesta segunda-feira, a prefeitura de Porto Alegre e o governo do Estado confirmaram que os estoques atuais tendem a esgotar nos próximos dias e a atrasar o calendário gaúcho de imunização. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, faltam no Estado 40.470 doses para concluir a vacinação de idosos que receberam a primeira aplicação da remessa distribuída no dia 20 de março, e outras 223,4 mil doses para o grupo que foi vacinado na primeira etapa com remessa de 26 de março. O intervalo necessário entre a primeira e segunda doses da Coronavac é em torno de 28 dias, e deve ser contabilizado a partir da data de aplicação da vacina, que ocorre de acordo com o calendário estabelecido por cada município.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, reforçou, na manhã desta terça-feira, que, apesar de um “pequeno” atraso, a entrega de vacinas contra a Covid-19 ao Ministério da Saúde deverá ser retomada no próximo dia 3 de maio. A previsão inicial era que o instituto concluísse o primeiro contrato com o Ministério da Saúde para o fornecimento de 46 milhões de doses até o fim de abril. Ao todo, restam ser entregues 3,2 milhões de doses. Covas rebateu as declarações do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, que ontem, durante audiência no Senado, disse haver “dificuldades com a segunda dose”. Segundo o diretor do Butantan, a programação foi feita com antecedência e o Ministério da Saúde imediatamente avisado da possibilidade de “qualquer interveniência”.

 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp