09/04/2021 às 19h07min - Atualizada em 09/04/2021 às 19h07min

Com baixa quantidade de leitos livres de UTI, RS vai para a 7° semana seguida em bandeira preta

Mesmo com melhora na maioria dos indicadores analisados, alta disseminação do vírus e sobrecarga da rede hospitalar ainda persistem

O Rio Grande do Sul entra na sétima semana consecutiva em bandeira preta. O mapa da 49ª rodada do Distanciamento Controlado, divulgado no fim da tarde desta sexta-feira, segue com as 21 regiões classificadas em risco altíssimo devido a elevada disseminação do vírus e sobrecarga no sistema hospitalar.

Nesta semana, de acordo com o comitê de dados, houve melhora na maioria dos indicadores. Entre eles, diminuição de 19% no número de pacientes confirmados com Covid-19 em leitos clínicos, de 6% em pacientes em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), além de queda de 31% no número de mortes provocadas pelo coronavírus nas duas últimas semanas.

No entanto, mesmo com a melhora nestes indicadores, a trava de segurança do modelo do distanciamento controlado ainda é colocada em prática pela baixa quantidade de leitos de UTI livres em comparação com leitos ocupados neste momento. Atualmente, o índice está em 0,06, e a salvaguarda é acionada quando baixa de 0,35, o que demonstra que a capacidade hospitalar do Estado está, ainda, próxima do limite.

Ainda conforme o governo estadual, esse já é o mapa definitivo, ou seja, não há  possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário. Também segue suspensa a Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias vinham podendo adotar protocolos de bandeira imediatamente inferior. Já a cogestão regional segue permitida.

Mudança de protocolos e intensificação da fiscalização

O governador Eduardo Leite anunciou, no início da tarde desta sexta, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, algumas mudanças nas regras de funcionamento de setores como serviços e comércio.

Durante o anúncio, Leite destacou que a a redução no nível das restrições está atrelada ao à intensificação das fiscalizações por parte dos municípios, com apoio do Estado, que vai disponibilizar até R$ 4,4 milhões para que as prefeituras possam contratar fiscais.

Até esta sexta, o Gabinete de Crise já recebeu 402 novos planos municipais com os pré-requisitos exigidos para permitir a cogestão, entre os quais, a atuação de um fiscal para cada 2 mil habitantes. O auxílio financeiro só vai ser liberado a partir do envio e da atualização desse plano.

Governo RS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp