A diretora-assistente da Organização Mundial de Saúde (OMS), Mariangela Simão, destacou que a transmissão da Covid-19 ocorre sobretudo de pessoa para pessoa, e também, em menor dimensão por superfícies contaminadas.
De acordo com Jarbas Barbosa da Silva Junior, diretor-assistente da Organização Pan-Americana de Saúde, a vacina contra o vírus é muito importante, mas é “uma resposta de médio prazo”. Segundo ele, o que “salva vida no curto prazo” é evitar contaminação, por várias medidas, entre elas o distanciamento social, uso de máscaras de forma bem disseminada e cuidados de higiene pessoal.
Eles realizaram os comentários em evento pela internet promovido pela Organização Mundial de Saúde.
OMS divulga relatório sobre origens da Covid-19
Em comentários a Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS), o diretor-geral do órgão multilateral, Tedros Adhanom, pediu que novas pesquisas sobre a origem do novo coronavírus sejam feitas, de forma a complementar o estudo feito pela OMS, divulgado nesta terça-feira.
“Todas as hipóteses permanecem à mesa”, disse Tedros, após deixar claro que a pesquisa conduzida pelos especialistas que viajaram à Wuhan, na China, ainda não foi capaz de confirmar a origem do Sars-cov-2, apesar de “importantes avanços” terem sido alcançados.
“Encontrar a origem de um vírus leva tempo e devemos ao mundo confirmar a fonte das infecções, para que possamos tomar medidas coletivas para reduzir o risco de isso acontecer novamente. Nenhuma pesquisa pode fornecer todas as respostas”, completou Tedros, segundo nota da OMS enviada hoje.