04/03/2021 às 14h41min - Atualizada em 04/03/2021 às 14h41min

Deputada Estadual Zilá Breitenbach foi reconduzida à presidência da Comissão de Saúde e Franciane é escolhida vice

Em reunião ordinária virtual da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (3), a deputada Zilá Breitenbach (PSDB) foi reconduzida pelos seus pares ao comando do órgão técnico. A deputada Franciane Bayer (PSB) será a vice-presidente.Elogiada por sua atuação à frente da comissão, a deputada reconheceu a gravidade da situação sanitária do estado e conclamou os deputados a se unirem no esforço para acelerar a vacinação e conter a disseminação do vírus da Covid-19. Disse que, embora costumasse ser “reservada na crítica” (a governos), por entender as dificuldades (da atividade), era preciso que o Congresso Nacional, assim como a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), cobrasse uma ação do presidente da República em favor da vacinação, que, conforme afirmou, andava a conta-gotas no país.
 
Comissão de Representação Externa
 
A deputada passou a palavra, a seguir, ao deputado Pepe Vargas (PT), que coordena a Comissão de Representação Externa instalada no dia 25 de fevereiro para acompanhar o processo de imunização contra a Covid-19. Pepe reforçou a situação dramática enfrentada pelo estado e explicou que o grupo - formado ainda pelos deputados Patrícia Alba (MDB), Aloísio Classmann (PTB), Vilmar Lourenço (PSL) e Frederico Antunes (PP) - tinha um prazo exíguo de 30 dias para a execução do seu trabalho (até 27 de março) , ao término do qual apresentaria o seu relatório. 
 
Entre os objetivos específicos do grupo técnico, citou o de analisar o plano nacional e estadual de imunização contra a Covid-19, ouvir especialistas em epidemiologia, infectologia, saúde coletiva e áreas afins, conhecer as vacinas disponíveis no mercado e prospectar possibilidades de fornecimento dos imunizantes, conhecer as experiências de outros estados quanto ao planejamento da aquisição de imunizantes, os diálogos em curso entre associações de municípios e as farmacêuticas e os pré-acordos estabelecidos entre estas e o executivo, apresentar recomendações ao poder executivo estadual e aos municípios e propor eventuais projetos legislativos que se mostrassem necessários ao processo de vacinação.
 
Além de Zilá Breitenbach (PSDB), presidente da comissão, Franciane Bayer (PSB), vice, e Pepe Vargas (PT), suplente no órgão técnico, participaram da reunião desta quarta-feira os deputados Dr. Thiago Duarte (DEM), até então vice-presidente da comissão, Edegar Pretto (PT), Valdeci Oliveira (PT), Vilmar Lourenço (PSL), Gilberto Capoani (MDB), Paparico Bacchi (PL), Luís Augusto Lara (PTB), Gerson Burmann (PDT) e Neri, o Carteiro (Solidariedade).

© Agência de Notícias
Reprodução autorizada mediante citação da Agência de Notícias ALRS.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp