03/03/2021 às 15h01min - Atualizada em 03/03/2021 às 15h01min

Hospitais do RS terão que ofertar mínimo de 50% dos leitos clínicos para pacientes com covid-19

O recorde no número de mortes por covid-19 e a maior ocupação de UTIs nos hospitais gaúchos, que chegou a superar 100%, levaram a Secretaria Estadual de Saúde (SES) a definir novas ações para o enfrentamento à pandemia. Uma das medidas tomadas nesta terça-feira (2) busca a ampliação imediata de leitos clínicos em todo o Rio Grande do Sul.Um ofício encaminhado aos hospitais determina que as instituições coloquem à disposição, no mínimo, 50% dos leitos clínicos para tratar pacientes com a doença. A medida vale para estabelecimentos públicos e privados.Com isso, a SES espera que o número de leitos alcance 11 mil — até terça-feira, eram 6.456 disponíveis.

— Tem muita gente precisando de atendimento, assim como muita gente nas UTIs. E as pessoas saem das UTIs e precisam de tempo para se recuperar ainda no hospital, não podem ir para casa — explica o diretor do Departamento de Regulação Estadual, Eduardo Elsade.

Os hospitais localizados em território gaúcho já haviam sido orientados trabalhar com capacidade máxima, com ocupação acima de 100%. Assim, devem suspender cirurgias eletivas, convocar profissionais de saúde e usar todos os espaços disponíveis para atender casos de covid-19.

A SES também busca adquirir mais 60 monitores, 60 respiradores e 57 camas para equipar leitos existentes ou abrir novos. Recentemente, haviam sido comprados e distribuídos 200 monitores, 200 respiradores e 200 camas. Dez hospitais também devem receber respiradores de transporte do governo federal.

Cadastro de voluntários

A SES também optou por reativar o cadastro de voluntários, que reúne pessoas interessadas na colaboração do enfrentamento à pandemia. As atividades não serão remuneradas e não haverá vínculo empregatício. O foco são profissionais de saúde, mas voluntários de outras áreas também poderão se cadastrar. A inscrição deve ser feita neste link, preenchendo dados pessoais e dias em que a pessoa está disponível. Também foi lançado um cadastro para profissionais de saúde, como médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos e outros. O objetivo é compor um banco de profissionais que poderão ser convidados a atuar em hospitais e demais serviços de saúde. As condições de contato, locais de atuação e remuneração será de responsabilidade exclusiva do empregador.

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp