23/02/2021 às 11h11min - Atualizada em 23/02/2021 às 11h11min

Anvisa concede registro definitivo à vacina da Pfizer no Brasil

Site - gauchazh.clicrbs.com.br
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) concedeu, nesta terça-feira (23), o registro definitivo da vacina da Pfizer contra a covid-19. O pedido havia sido feito pela farmacêutica em 6 de fevereiro.  O imunizante foi desenvolvido em parceria com a empresa alemã BioNTech.
  "Como Diretor-Presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, informo com grande satisfação que, após um período de análise de dezessete dias, a Gerência Geral de Medicamentos, da Segunda Diretoria, concedeu o primeiro registro de vacina contra a covid-19, para uso amplo, nas Américas", disse o diretor-presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, por meio de nota.
 Atualmente, o Brasil conta apenas com os imunizantes produzidos pelo Instituto Butantan (CoronaVac) e pela Fiocruz (Oxford/Astrazeneca).  Mas as duas têm somente autorização para uso emergencial no país, o que permite utilização para grupos prioritários.
As negociações ainda estão em andamento para aquisição da vacina da Pfizer pelo Ministério da Saúde.
Presidente do Senado se reunirá com Pazuello para discutir compra de vacinas da Pfizer e Johnson & JohnsonPresidente do Senado se reunirá com Pazuello para discutir compra de vacinas da Pfizer e Johnson & Johnson
Entenda o que é o termo de isenção de responsabilidade da Pfizer, citado pelo governo brasileiro como entrave para compra da vacinaEntenda o que é o termo de isenção de responsabilidade da Pfizer, citado pelo governo brasileiro como entrave para compra da vacina
O registro concedido pela Anvisa à Pfizer é a liberação para que o imunizante possa ser comercializado, distribuído e aplicado na população, de acordo com as orientações descritas na bula do fabricante.
Ou seja, o registro definitivo é a avaliação completa, a partir de dados mais detalhados dos estudos de qualidade, eficácia e segurança das doses. Também são observados o plano de redução de riscos e as medidas de monitoramento.
Segundo a agência, segurança, qualidade e eficácia foram aferidas e atestadas pela equipe técnica de servidores do órgão.
Entre as autoridades de referência pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a Anvisa é a primeira a conceder o registro de uma vacina Covid-19, com sete locais de fabricação certificados.
 A vacina, já autorizada para uso em outros países, apresentou eficácia global de 95% em toda população dos estudos clínicos. Para pessoas com mais de 65 anos, a eficácia chegou a 94%. A vacina da Pfizer e da BioNTech é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra coronavírus. A ideia é que o mRNA sintético dê as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp