O Governo do Estado manteve 16 regiões Covid em bandeira vermelha na 41° rodada do mapa definitivo do Distanciamento Controlado. Com isso, os três pedidos de reconsideração ao mapa preliminar divulgado na última sexta-feira foram negados.
Conforme o Gabinete de Crise, que avaliou os pedidos, a região de Santa Maria teve o pedido indeferido porque apresentou piora na avaliação de um indicador específico, que recebeu avaliação de risco altíssimo, ou seja, bandeira preta. Além disso, a região apresentou piora na velocidade de propagação do vírus.
Já a região de Guaíba teve o pedido negado pois registrou um aumento de 81% de casos internados e baixa disponibilidade de leitos de UTI. Enquanto que a região de Passo Fundo teve o pedido indeferido devido à piora de dois indicadores que consideram dados específicos da região, que chegaram à bandeira preta, além da piora de um indicador de velocidade de propagação do vírus na Macrorregião Norte.
Além das 16 regiões em bandeira vermelha, nesta semana apenas 5 ficaram em bandeira laranja (Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa). De acordo com o governo do Estado, alguns dos indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia foram determinantes para o desempenho das regiões na 41° rodada do mapa do Distanciamento Controlado, como: o aumento de 23% no número de confirmados em leitos clínicos, aumento de 32% nos registros de hospitalização e a alta de 16% no número de óbitos. A vigência da classificação vai do dia 16 ao dia 22 de fevereiro.
Governo RS