12/02/2021 às 19h09min - Atualizada em 12/02/2021 às 19h09min

Mapa preliminar do Distanciamento Controlado põe 76% do RS em bandeira vermelha

Nesta semana, apenas cinco regiões foram classificadas na bandeira laranja

A 41ª rodada do mapa preliminar do Distanciamento Controlado, divulgada nesta sexta-feira, colocou 16 regiões Covid em bandeira vermelha, três a mais do que na semana passada. Com isso, 76,1% dos habitantes do Rio Grande do Sul, o que corresponde a 8,6 milhões de pessoas, vivem em zona de alto risco epidemiológico e propagação do vírus.

Conforme o governo estadual, o desempenho dessa rodada é reflexo de alta de alguns indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia. Entre eles, a elevação de 23% no número de confirmados em leitos clínicos, o aumento de 32% nos registros de hospitalização e de 16% no número de óbitos. Já as internações em UTI, mesmo com aumento de 1%, se mantiveram estáveis nesta semana.

Nesta rodada, regrediram da bandeira laranja para a vermelha as regiões de Cachoeira do Sul, Erechim, Guaíba, Lajeado e Uruguaiana. Já as de Canoas, Capão da Canoa, Cruz Alta, Novo Hamburgo, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santo Ângelo e Taquara se mantiveram na bandeira vermelha.

O balanço também colocou outras cinco regiões Covid na bandeira laranja, três a menos do que na 40ª rodada. Bagé, Caxias do Sul e Pelotas tiveram classificação igual ao da semana passada. Já Ijuí e Santa Rosa evoluíram da bandeira vermelha para a laranja.

Carnaval

De acordo com o Gabinete de Crise, há grande preocupação neste final de semana por conta do Carnaval. Com isso, há um apelo para que os gaúchos sigam respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante das mãos, evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras.

Serra preocupa

O novo Boletim Genômico sobre as cepas de coronavírus no Rio Grande do Sul, finalizado nesta sexta-feira, registrou o primeiro caso da linhagem P1 em cidades gaúchas. O caso surgiu em um morador de 88 anos da região da Serra, que apresentou os primeiros sintomas da doença no fim de janeiro.

O P1 é uma variante da Covid, tendo como característica já conhecida a maior capacidade de transmissão – ou seja, transmite mais rapidamente o vírus de uma pessoa para outra. No entanto, cabe ressaltar que a variante predominante no Estado é a P2, ainda em fase de estudos.

Cogestão

As associações regionais que desejarem enviar pedido de reconsideração ao mapa preliminar terão prazo de 36 horas, a contar das 18h25mn de hoje, para encaminhar a solicitação ao governo.

Caso a classificação prévia seja mantida, as 14 regiões em bandeira vermelha que aderiram ao sistema de cogestão regional podem adotar os protocolos próprios compatíveis até o nível de restrição da bandeira laranja. Guaíba e Santa Maria, que não aderiram à cogestão, devem seguir os protocolos de bandeira vermelha determinados pelo Estado.

As cinco regiões classificadas em laranja e participantes do sistema de cogestão podem utilizar protocolos de bandeira amarela, se estiverem previstos e atualizados nos planos regionais de contenção da pandemia.

O mapa definitivo sai na tarde de segunda-feira e vale a partir de terça.

GOVERNO RS


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp