13/01/2021 às 14h57min - Atualizada em 13/01/2021 às 14h57min

Quem será a primeira pessoa a ser vacinada contra o coronavírus no RS

Se Anvisa autorizar vacina no domingo, e o governo iniciar a distribuição das doses na quarta, Estado poderia começar a imunizar já na quinta-feira, dia 21, segundo projeção da secretária da Saúde, Arita Bergmann

Assim que for dado o sinal verde para as vacinas contra a covid-19 que estão sob análise da Anvisa, e as doses chegarem aos Estados, o Rio Grande do Sul poderá começar a imunização no prazo de um dia.

Ou seja, se a agência autorizar o uso das vacinas no domingo, e o Ministério da Saúde começar a distribuição na quarta-feira, a imunização por aqui terá início na quinta-feira, dia 21 de janeiro. É a previsão da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann. 

Em entrevista, ela confirmou que os profissionais de saúde atuando na linha de frente do combate à covid-19 terão prioridade.

No Estado, são 361 mil pessoas com este perfil. Logo, não será possível, com as primeiras doses, sequer vacinar todos os profissionais de saúde. Mas é um começo. Em seguida, deverão vir pessoas com idade acima de 80 anos (326 mil gaúchos), de 75 a 79 anos (260 mil) e de 70 a 74 anos (390mil).

Mas quem será o paciente número 1, o gaúcho símbolo, o primeiro a receber a vacina aqui no Estado? A secretária confessa que ainda não foi tomada uma decisão. Contudo, se depender dela, será um profissional que está dentro de um hospital, salvando vidas.

— É a forma de mostrar nosso agradecimento, o reconhecimento a uma categoria que está arriscando a vida para salvar a dos demais — disse a secretária, que irá levar o assunto para o comitê de crise. A decisão sobre o paciente símbolo da vacinação será no início da próxima semana

Gaúcha ZH

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp