Na semana anterior, tinham sido registradas 190 ocorrências, o maior número até então.
Um surto de síndrome gripal ocorre quando há pelo menos dois casos sintomáticos confirmados em uma mesma instituição ou empresa, com até sete dias entre as datas de início dos sintomas. Ele só pode ser considerado encerrado quando transcorridos no mínimo 15 dias sem o registro de novas pessoas com sintomas.
Desde o início da pandemia, o Estado registrou 786, sendo que 588 são considerados encerrados. No total, as ocorrências somam 579 mortes.
O boletim epidemiológico aponta ainda que, dos surtos notificados até o momento, 97 são considerados reincidentes, o que corresponde a 12,3%. Nove locais apresentaram uma segunda reincidência, totalizando três surtos cada um.
Segundo o relatório do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), foram registrados surtos em todas as regiões do Estado. Somente as áreas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Passo Fundo concentram 53,3% das ocorrências. Do total, 406 foram registradas em instituições de longa permanência de idosos. O número corresponde a 51,6%. As demais ocorreram em indústrias metalúrgicas, fábricas de calçados, de produtos de material plástico e de móveis, além de frigoríficos e laticínios, entre outros.
GZH