17/12/2020 às 16h01min - Atualizada em 17/12/2020 às 16h01min

“Apesar das adversidades, ano foi positivo”, afirma secretária da Cultura do RS

Foto: Lucas Nogare / Ascom Seduc

O balanço anula da Secretaria Estadual de Cultura (SEDAC), apresentado nesta quinta-feira (17), trouxe como grande destaque do setor em 2020 as iniciativas viabilizadas a partir da Lei Aldir Blanc. Conforme a pasta, foram investidos mais de R$ 74 milhões para o pagamento da renda emergencial aos artistas, além da realização de editais e prêmios.

“Apesar das adversidades, conseguimos vencer o ano de 2020, inclusive aumentando os investimentos no setor. A ideia é fortalecer aquilo que conseguimos construir nos primeiros dois anos, em termos de participação de artistas, de aproximação com os municípios e o Conselho Estadual de Cultura”, comemorou a secretária Beatriz Araújo.

A reformulação do Pró-Cultura também foi abordada no evento, realizado por meio de videoconferência. O mecanismo foi usado, especialmente, na realização do edital FAC Digital, voltado para a produção de conteúdos digitais. Mais de 1,9 mil projetos saíram do papel com os recursos advindos da iniciativa.

Auxílio

Ainda conforme a secretária Beatriz Araújo, o período de exceção instaurado a partir da pandemia da Covid-19 alterou a rotina da secretaria. “Foi um desafio muito grande. A pasta não tem, inicialmente, essa vocação. Foi preciso criar novas possibilidades de apoio aos nossos trabalhadores”, relata.

Nesse sentido, o projeto destaque na opinião dos gestores foi o “Ventos de Solidariedade na Travessa dos Cataventos”, que distribuiu cestas básicas aos artistas, técnicos e produtores culturais afetados pela inviabilização dos eventos culturais. A iniciativa teve como ponto de partida a arrecadação de donativos.

FONTE Rádio Guaíba

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp