14/11/2020 às 11h04min - Atualizada em 14/11/2020 às 11h04min

No mapa preliminar, RS tem 11 regiões em bandeira vermelha, incluindo Porto Alegre

Site - gauchazh.clicrbs.com.br

Com níveis de hospitalização por covid-19 e de ocupações de leitos de UTI que não eram registrados há, no mínimo, dois meses, o mapa preliminar do distanciamento controlado traz 11 regiões do Rio Grande do Sul classificadas em bandeira vermelha, que representa alto risco epidemiológico para o coronavírus. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13) pelo governo do Estado.
O mapa definitivo será divulgado na segunda-feira (16) e a vigência dele começa na terça-feira (17) e segue até a próxima segunda (23).
Nesta semana, o RS apresenta apenas três regiões na cor vermelha - Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo -,  16 em laranja e duas em amarela.
Agora, aparecem em vermelho as regiões de Porto Alegre, Guaíba, Canoas, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Capão da Canoa, Santo Ângelo, Cruz Alta, Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo.
Em laranja, estão 10 regiões: Santa Maria, Uruguaiana, Taquara, Palmeira das Missões, Cachoeira do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Pelotas,  Bagé e Erechim.
De acordo com o mapa preliminar, 271 municípios gaúchos (do total de 497) estão classificados em bandeira vermelha, somando 7.528.700 habitantes, o que corresponde a 66,5% da população gaúcha (total de 11,3 milhões de habitantes). Desses, 116 municípios (516.094 habitantes, 4,6% da população gaúcha) podem adotar protocolos de bandeira laranja, porque cumprem os critérios da Regra 0-0, ou seja, não têm registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias.
Das 21 regiões covid, apenas Uruguaiana, Bagé e Guaíba não aderiram ao sistema de cogestão do distanciamento controlado. As outras 18 adotam protocolos alternativos às bandeiras definidas pelo governo.
As regiões em cogestão classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela. Os protocolos próprios adaptados precisaram ser enviados e aprovados pela Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).
As regiões que não concordarem com a classificação preliminar podem também entrar com pedidos de reconsideração junto ao governo até as 6h de domingo (15).
RS apresenta aumento nos índices
Conforme o Executivo, o número de internados em leitos clínicos chegou, na quinta-feira (12), a 914 pacientes, aumento de 22% na comparação com a semana anterior. Houve elevação de 14% de infectados por coronavírus em UTI, o que provocou queda de 11% na disponibilidade de leitos para tratamento intensivo em toda a rede.
 
Com esse quadro, o indicador que mede a relação entre leitos de UTI livres e ocupados por covid-19 no Estado recebeu bandeira vermelha, o que impactou as 21 regiões, segundo o governo. As macrorregiões Metropolitana, Missioneira e Serra foram classificadas na bandeira preta (risco altíssimo) neste mesmo critério que mede a capacidade de atendimento dos casos que necessitam de tratamento intensivo.
O único indicador que não apresentou elevação foi o de óbitos, com redução de 22%. As maiores variações foram em internados em leitos clínicos confirmados com covid-19 (aumento de 22%) e registros de hospitalização (crescimento de 17%).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp