06/11/2020 às 10h44min - Atualizada em 06/11/2020 às 10h44min

Como justificar votos nas eleições de 2020

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
Para quem tem dúvida de com justificar seu voto em tempo de pandemia, as justificativas podem ser feitas no dia das eleições, ou até 60 dias depois do dia da eleição, sendo o primeiro turno em 15 de novembro e o segundo para os locais que houverem, em 29 de novembro.

As justificativas podem ser apresentadas de várias maneiras, quando no mesmo dia, as pessoas podem o fazer pelo aplicativo e-Título, ou então em alguma sessão com mesa receptora fora do seu domicilio eleitoral. Para aqueles que optarem por justificar dentro dos 60 dias permitidos, deverão apresentar algum documento comprobatório para explicar a ausência, como um atestado médico no caso da pessoa estar com algum problema de saúde mais grave ou contraído a covid-19, se for o segundo caso quem for infectado pelo vírus até 14 dias antes das eleições, ou ter febre no dia da eleição, deverá se manter em casa em isolamento, podendo optar pela justificativa online como citado anteriormente.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) relembra os cuidados básicos para essas eleições de 2020;

O horário de votação ampliado será das 7h às 17h, pedindo que se dê preferência aos idosos acima de 60 anos entre as 7h às 10h. O uso e máscara será obrigatório, não podendo ser retirada em nenhum momento, seguida do distanciamento recomendado de um metro entre as pessoas. O uso de álcool em gel deve ser feito na chegada e na saída do eleitor, que será disponibilizado nos locais de votação. O TSE recomenda que cada eleitor leve a sua caneta para não haver o compartilhamento do objeto, lembrando que nesse ano a identificação biométrica não será usada, tendo o eleitor além do título, apresentar um documento oficial com foto.
No dia da votação, o passo a passo a ser seguido será desta forma;

1 - O eleitor entrará na seção eleitoral e deverá se posicionar na frente do mesário, seguindo o distanciamento de um metro, conforme marcação no chão;
2 - Sem contato com o mesário, o eleitor vai erguer o braço e mostrar seu documento oficial com foto;
3 - O mesário vai ler o nome do eleitor em voz alta e pedir que ele confirme se a identificação está correta;
4 - O eleitor deve guardar seu documento;
5 - O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel que será disponibilizado;
6 - Em seguida, deverá assinar o caderno de votação com sua própria caneta.
7 - Neste momento, o eleitor receberá seu comprovante de votação;
8 - O eleitor será autorizado pelo mesário para ir até a cabine de votação;
9 - O eleitor deverá digitar o número de seus candidatos na urna eletrônica e apertar a tecla confirma após cada voto para encerrar a votação.
10 - O eleitor deverá higienizar as mãos novamente com álcool em gel e deverá se retirar da seção eleitoral.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp