05/11/2020 às 10h10min - Atualizada em 05/11/2020 às 10h10min

José Serra vira réu em denúncia

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
 
Nesta quarta-feira (04), o juiz Marco Antonio Martin Vargas, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, acatou a denúncia apresentada contra o senador José Serra (PSDB-SP) e tornou tucano réu na investigação que apura o recebimento de caixa dois no valor de R$ 5 milhões em doações eleitorais não contabilizadas na campanha eleitoral de 2014. A decisão ocorre poucas horas depois do ministro Gilmar Mendes, do STF (Supremo Tribunal Federal), liberar a investigação para a Justiça Eleitoral. Se não fosse aceita, a denúncia também perderia a validade nesta quarta-feira. 
 
A investigação contra Serra é baseada no entendimento do STF de que cabe à Justiça Eleitoral a apuração de crimes conexos aos eleitorais. Como o tucano ainda está no exercício do mandato, as investigações, na primeira instância, se restringem aos fatos de 2014.

Essas denuncias tomam diversas proporções, vários outros políticos também são investigados nesta ação. O que acontecia com os valores repassados naquela época, era chamada de operação financeira e societárias simuladas, que serviam para ocultar a origem ilícita do dinheiro. A PF afirma que houve a colaboração espontânea de pessoas que teriam sido contratadas na época, para estruturar e operacionalizar os pagamentos das doações eleitorais não contabilizadas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp