02/11/2020 às 10h53min - Atualizada em 02/11/2020 às 10h53min

2 de novembro: Dia de Finados

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
 
O Dia de Finados, foi instituído inicialmente no século X, na abadia beneditina de Cluny, na França, pelo abade Odilo (Santo Odilon ). Odilo de Cluny sugeriu, no dia 02 de novembro de 998, aos membros de sua abadia que, todo ano, naquele dia, dedicariam suas orações à alma daqueles que já se foram. A ação resgatava um dos elementos principais da cosmovisão católica: a perspectiva de que boa parte das almas dos mortos está no Purgatório, passando por um processo de purificação para que possam ascender ao Paraíso.

A data precede o dia de todos os santos comemorado em 01 de novembro, e que busca homenagear e os santos e rezar por eles. As datas tem origem católica e se espalharam por diversas nações com as colonizações. No Brasil a celebração tem forte comoção da população, que nesta data resgata a memória de seus entes queridos e reza por eles, as pessoas vão aos cemitérios levar suas flores e velas como gesto de carinho.

 
Outras religiões e culturas tem formas diferentes de celebrar a partida para a morte, o que mostra as variações das prestações de homenagens.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp