26/09/2020 às 10h39min - Atualizada em 26/09/2020 às 10h39min

Dia 26 de setembro: Dia Nacional do Surdo

Estagiária Daiana Fernanda Hilgemann
O dia nacional do surdo é comemorado em 26 de setembro, lembrando que para essa comunidade todo o mês de setembro é onde se enfatiza a busca deles por seus espaços, ficando conhecido como setembro azul, a cor traz um retrato histórico, onde durante a segunda guerra, era com o azul que quem possuía algum tipo de deficiência era identificado.

Enfatizando sempre a acessibilidade, os surdos buscam seu lugar na sociedade, no dia a dia, seja em empresas, escolas, e no governo, para um país mais incluso, sendo que eles constituem 3,2% da população, ou seja, aproximadamente 5,8 milhões de brasileiros. Para que assim não só nessas datas especiais, mas todos os dias eles sejam lembrados.

Sua principal pauta é a educação para surdos, onde o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é bem cotado, e a criação de escolas bilíngues é solicitado.

A surdez é o nome dado à impossibilidade ou dificuldade de ouvir. A audição é constituída por um sistema de canais que conduz o som até o ouvido interno, onde essas ondas são transformadas em estímulos elétricos e enviadas ao cérebro, órgão responsável pelo reconhecimento daquilo que se ouve. Há cinco tipos de surdez, da mais leve onde alguns sons não são compreendidos, até a cafose, que é a ausência total da percepção de sons.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
RÁDIO DIFUSORA Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp